Amazonas Cultura

´Cidade Garantido´ lota para lançamento do CD do Boi Vermelho

Cinco mil pessoas na festa do Garantido/Foto: Paulo Sicsu
Redação
Escrito por Redação

Animação e emoção deram a tônica da festa de lançamento do CD “Celebração”, que aconteceu na noite do último sábado (30), no Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), em Parintins, com mais de cinco mil pessoas lotando o espaço na Baixa do São José.
Abrindo a programação, os levantadores Théo Neves, Leonardo Castelo e Rodrigo Montenegro fizeram um pout-pourri de toadas de várias épocas. No set list “Louco Torcedor”, “Pura emoção”, “Alma de guerreiro”, “Os camisa encarnada”, “Poema Garantido”, “Isso é Garantido”, “Índio do Brasil” entre outras  embalaram a galera vermelha e branca.

Por volta de meia-noite, a batucada encarnada deu o tom para o começo da programação com o apresentador Israel Paulain fazendo a tradicional contagem e levantando (literalmente) os torcedores encarnados ao cantar “A contagem”, “Eterno Campeão” e “Os camisa encarnada”.

A seguir, o levantador Sebastião Júnior entrou entoando a toada tema “Celebração”. Logo depois entra o amo Tony Medeiros tirando o primeiro verso. Na sequência é a vez de Sabá cantar “Universo Tribal”, “Karajá” quando aconteceu a evolução do pajé André Nascimento.

No segundo bloco, foi à vez de “Eu sou a toada”. Nessa hora, o levantador  se emocionou e chorou no palco. Depois entrou as toadas “Musa rainha” e “Terra brasileira”. As duas últimas serviram para a evolução da rainha do folclore Isabelle Nogueira. Ainda nessa sequência foi a vez de  “Lendárias Amazonas”. Em “Monstro Yapuriã” aconteceu a apresentação da cunhã poranga Verena Ferreira. Encerrou a segunda parte, a toada “Encanto da Paixão”.

“Caldeirão Vermelho” abriu o terceiro bloco musical, tendo na sequência “Estande de Artes” e “Eu sou Garantido, Garantido” que serviram de base para evolução da porta-estandarte, Daniela Tapajós. O boi Garantido evolui em  “Garantido de fé” e a sinhazinha da fazenda, Djidja Cardoso entra para evoluir em “Canto da galera”. O bloco encerra com “Auto do boi Garantido”, onde acontece a celebração folclórica.

Encerrando a programação, no bloco 4, teve “Cabocla sacaca” e depois Legado do seringueiro” com a participação do amo Tony Medeiros. “Yuruparii”, “Macacos vermelhos” vem a seguir e “Isso é galera” encerra a festa de lançamento com a apoteose com a participação de todos os itens oficiais.

Na passagem dos blocos, o apresentador Israel Paulain cantava toadas de outros anos animando a galera.  “Estou encantada com a festa. É a primeira vez que participo e estou adorando  toda essa energia que a gente sente ao ouvir as toadas. Com certeza o Garantido me conquistou”, disse  a publicitária Maria Clara.

O presidente Adelson Albuquerque disse que o evento foi um sucesso. “Estamos bastante satisfeitos com a festa de lançamento. A Cidade Garantido lotada e a galera animada mostram que acertamos na programação e produção”, avaliou.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.