Amazonas Cidades

´Ciência ao alcance de todos´ leva estudantes da rede pública ao INPA

Estudantes conhecem o trabalho de pesquisa do INPA/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), realiza na manhã de hoje, sexta-feira (20), a terceira edição de 2016 do Projeto Circuito da Ciência, com aproximadamente, 300 alunos podendo conhecer mais de perto, o trabalho desenvolvido dentro do instituto, através de oficinas e exposições.
O Circuito da Ciência, na avaliação da professora Eliana Corrêa, é o maior projeto de socialização ambiental entre um instituto de pesquisa e as escolas públicas de Manaus. “Para os alunos esse contato com os pesquisadores e com o próprio ambiente é encantador. Para nós, educadores, ver o interesse deles pelas pesquisas, pelo conhecimento é compensador. O Circuito da Ciência é um dos maiores projetos do INPA”, completou.

Em contrapartida, um dos coordenadores do projeto, Jorge Lobato, declarou que a cada edição o projeto busca encontrar novos meios de sensibilizar e tornar a ciência convidativa aos jovens. “O circuito da Ciência muda a visão e o debate das pessoas em relação à ciência, apesar de a sociedade ainda ver a ciência como distante e abstrata. E ao contrário, o Circuito da Ciência mostra que a ciência faz parte do nosso cotidiano”, enfatizou Lobato.

A programação vai até às 12h30, no Bosque da Ciência, com a presença de estudantes das Escolas Municipais Olga Figueiredo (Cidade de Deus) e Dom Jackson (Val Paraíso); além das Escolas Estaduais Professora Diana Pinheiro (Educandos) e Senador Antóvila Mourão (São Lázaro).

Entre as atividades desenvolvidas, estão: o Circuito de Atividades Socioambientais, Oficinas Educativas e Exposições de Mamíferos Aquáticos da Amazônia; Malária e Dengue; Invertebrados Terrestres Vivos; Leishmaniose; Insetos Aquáticos; Tartarugas da Amazônia; Tecnologias Sociais e Inclusão Social na Amazônia.

Os alunos, também, terão acesso ao Projeto Ecoethos da Amazônia (LAPSEA). Irão conhecer, ainda, as Plantas Medicinais; além de Saúde Bucal (UEA-UFAM); Pirogravuras em Papel Reciclado; conhecerão a Sala de Ciências do SESC; aprenderão a fazer Compostura com a FAMETRO; vão conhecer o Museu da Química e como funciona a Química das Frutas da Amazônia  (UNINORTE). Também constam na programação os trabalhos ambientais da Moto Honda; do Grupo de Escoteiros; Exposição Entomológica com a Escola Estadual Senador Severiano Nunes; apresentação do Projeto Mais Fruta no Quintal (SEMMAS) e ações da Manaus Ambiental. O Circuito da Ciência é coordenado por Jorge Lobato, Ivan Araújo, Solange Farias e Fernanda Reis.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.