Amazonas Política

CMM aprova PL que prevê Educação Física Aplicada para alunos com deficiência

A educação física adaptada nas escolas/Foto: Divulgação
A educação física adaptada nas escolas/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Aprovado na manhã de hoje, segunda-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), O Projeto de Lei nº 267/2014, que prevê a prática de educação física adaptada para alunos com deficiência, matriculados nas escolas de Manaus, e que vai à sanção do prefeito Municipal.
De acordo a autora do projeto, a vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM), as instituições de ensino devem manter um programa de educação física adaptada, voltados para o atendimento de alunos com deficiência.

Ela destaca que o objetivo da proposta é a inclusão dos alunos com deficiência, por meio de atividades físicas, psicomotoras, de recreação e lazer especial, e por técnicas de orientação e locomoção no âmbito escolar. “As atividades são as mesmas praticadas por crianças sem deficiência, o que mudará é a forma como os exercícios serão aplicados. E isso vai permitir mais sociabilidade dos alunos com deficiência aos demais alunos”, destaca Therezinha.

Ainda segundo o projeto, as escolas devem capacitar os profissionais da área para a aplicação das aulas a essas crianças, inserindo, obrigatoriamente, o tema da inclusão social, nos cursos de capacitação, e incluir no Plano Político Pedagógico, na área de educação física, esporte e lazer, temas relacionados à escolarização das pessoas com deficiência e doença raras.

Educação Física Adaptada

É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com deficiência e doença raras. O objetivo da educação física adaptada é dar oportunidade de esses alunos terem várias opções de esporte e lazer, mostrando o impacto destas atividades na qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e psicológicos.

Mais projetos

Ainda na sessão plenária de hoje, segunda-feira (18), foram aprovadas a tramitação dos Projetos de Lei n. 135/2015, que institui a Campanha Municipal de Saúde da Criança, que tem o objetivo desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde da criança de modo integral e contínuo, nas escolas municipais de Manaus. Outro projeto aprovado é o PL nº 016/2016, cria o Dia da Motivação da Leitura nas escolas da cidade de Manaus, a ser comemorado anualmente no dia 11 de agosto.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.