Amazonas Cultura

Com o CSU revitalizado, Festival Folclórico do P10 começa dia 08

CSU do Parque revitalizado, 1a. Etapa/Foto: Mário Oliveira
Redação
Escrito por Redação

Entregue ontem (30), em Manaus, a 1ª etapa da obra de revitalização do Centro Social Urbano (CSU) no Parque 10, na zona Centro-Sul da capital, oportunidade em que, além das tão esperadas melhorias, a população comemorou, também, a confirmação da data do tradicional Festival Folclórico do CSU do Parque 10, que se inicia no próximo dia 08 de julho e segue até 09 de agosto.
“O Festival já começa no próximo dia 8 e, este ano, teremos aqui uma etapa do Festival Folclórico do Amazonas com as categorias prata e bronze. Vai ser um mês de apresentação para toda a cidade”, assinalou Mônica Santaella, que é subsecretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), responsável pela administração do CSU do Parque 10.

A requalificação do espaço foi feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Nesta primeira fase da obra, além da nova arena de eventos, foram recuperados: a mureta, o gradil externo que contorna todo o centro social, playground, campo de futebol, calçadas internas e pista de caminhada. O estacionamento foi ampliado, demarcado com vagas preferenciais e instalação de rampas de acessibilidade.

A parte elétrica foi completamente reestruturada e lâmpadas em led foram instaladas, oferecendo maior segurança para os usuários e praticantes de atividades físicas. O paisagismo do CSU também foi revitalizado de forma a trazer sensação de bem-estar a todos.

De acordo com o comerciante Ricardo Nicolau, para os moradores do bairro é uma grande satisfação receber o CSU todo renovado. “Essa é só a primeira etapa. Agora vamos esperar a segunda fase para manter, por completo, o corpo saudável e também a comunidade interagindo com todo mundo”, disse.

Assim como Nicolau, o funcionário público Júlio Cesar Lima, falou que o novo CSU é um ganho imensurável para a cidade de Manaus. “Essa área aqui é muito utilizada para a caminhada e a prática esportiva em geral. Com essa revitalização, certamente, vai ser muito mais utilizado”, afirmou ele.

Durante a reinauguração, foram realizadas atividades culturais e lúdicas. Artistas do Parque Cidade da Criança promoveram pintura de rosto e teatro infantil para a criançada. Apresentação de carimbó, dança portuguesa, zumba e, ainda, atividades esportivas como slackline e judô também agitaram o público que marcou presença no evento.

Segunda etapa

A segunda etapa do processo de revitalização está marcada para começar, hoje (01). Essa parte da obra vai abranger reparos nas áreas das piscinas, vestiários e quadra de areia. O salão de dança, também será ampliado e os banheiros adaptados para pessoas com deficiência. O espaço ganha, ainda, uma pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre.

História

O espaço foi inaugurado em 25 de Julho de 1977, atendendo ao pedido da comunidade que sentia necessidade de um local que proporcionasse entretenimento e prestação de serviço. Contou com recursos do PNCSU (Plano Nacional de Centros Sociais Urbanos) e seguiu o mesmo protocolo de homenagens do período, recebendo o nome do primeiro presidente do regime militar, marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.