Amazonas Destaques Esportes

Com o lançamento do ‘Ano Olímpico’ Manaus entra no clima das Olimpíadas Rio 2016

Arena da Amazônica recebe Jogos de Futebol/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Manaus começa a entrar no clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a partir de hoje (06), e o palco da festa será um dos mais importantes símbolos da cidade, o Teatro Amazonas. A programação, que marca o lançamento do Ano Olímpico, inicia às 17h00 e promete muitas surpresas, entre elas o abertura da campanha institucional “Manaus nas Olimpíadas”, com jingle no ritmo de Boi Bumbá entoado pela cantora Márcia Siqueira e a Orquestra Filarmônica do Amazonas.
Na ocasião, o governador José Melo e o prefeito de Manaus, assinam o “Host City Contract”, contrato de Cidade-Sede com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a realização dos jogos de futebol na cidade. Entre os convidados estão a vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, e o diretor geral de Operações da Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira. Na plateia, o público predominante será de atletas “da terra” e estudantes de escolas públicas.

O evento, realizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, através do Comitê Manaus 2016, também marcará o lançamento de três programas: o “Programa de Voluntários Rio 2016”, que vai reabrir as inscrições no Estado nesta quinta-feira, 6 de agosto; o “Ajuri – Voluntários da Amazônia”, que é o programa de voluntariado de Manaus; e o  “Transforma”, uma parceria entre o Comitê Rio 2016, Governo e Prefeitura, que vai introduzir o clima olímpico nas escolas da rede estadual de ensino.

Última das cinco cidades a ser confirmada como sede do Torneio de Futebol Olímpico, Manaus é a primeira a assinar o contrato e também a única, além do Rio de Janeiro, a lançar programação para lembrar que falta um ano para as Olimpíadas no Brasil.

“Saímos na frente porque, desde maio, estamos trabalhando integrados, Governo e Prefeitura para, mais uma vez, mostrarmos ao mundo a imensa alegria e a hospitalidade do povo amazonense, bem como a sua capacidade de realizar um grande evento, como foi a Copa em Manaus. Essa festa é para mobilizar nossa força de trabalho, envolver a cidade e despertar o espírito olímpico”, afirma o coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero.

“Um marco importante na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos é a participação da população seja nos programas de voluntariado, seja no envolvimento dos estudantes com os valores olímpicos. Mais uma vez Manaus é destaque no mundo e mais uma vez mostraremos tudo o que temos de melhor em nossa cidade”, afirmou o coordenador municipal do Comitê Manaus 2016, Bernardo Monteiro de Paula.

Contrato de Cidade-Sede – O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus também assinarão “Host City Contract”, Contrato de Cidade-Sede junto ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O contrato é a formalidade legal na qual a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas tornam-se parceiros deste mega evento esportivo que são os Jogos Olímpicos.

Juntamente com a assinatura do contrato da cidade-sede, os parceiros passam a usufruir do benefício de se associarem às marcas oficiais dos Jogos Olímpicos, inclusive na promoção turística do destino para atrair visitantes durante a competição. O documento explicita as obrigações e direitos de ambas as partes na organização dos jogos nas Cidades do Futebol. O detalhamento destas obrigações consta no Caderno de Encargos e na Matriz de Responsabilidades, que são documentos complementares ao contrato.

São signatários do acordo o governador José Melo e o prefeito Artur Virgílio Neto. Pelo Comitê Rio 2016, o diretor operacional Marco Aurélio Vieira é quem assina o documento.

Manaus receberá seis jogos do Torneio de Futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino, que serão realizados na Arena da Amazônia, nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016. A festa das torcidas também irá acontecer nos “Live Sites”, espaços projetados na Ponta Negra e no Largo São Sebastião para que turistas e moradores acompanhem as competições.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.