Amazonas Cidades Destaques

Combate à criminalidade será intensificado com novas ações anunciadas pela SSP-AM

Secretário Sérgio Fontes(SSP)/Foto: Alexandre Landazuri
Secretário Sérgio Fontes(SSP)/Foto: Alexandre Landazuri
Redação
Escrito por Redação

O combate à criminalidade nas áreas de tráfico de drogas, como as chamadas “bocas de fumo”, será intensificado neste último trimestre do ano, em Manaus, segundo informou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, durante coletiva, hoje (05), quando foram apresentadas, também, as novas estratégias de segurança que serão empregadas de forma integrada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícias Civil e Militar, na capital e interior.
Dentre as medidas estão: maior visibilidade das viaturas, o reforço de policiais militares que atuam em função administrativa nas operações de policiamento ostensivo, e o reforço nas delegacias especializadas. ‘Vamos aprimorar estratégias de ações integradas entre os órgãos e aumentar a nossa proximidade com a sociedade. Nesses locais, com alto índice de homicídios, vamos incomodar quem vende droga, já que 70% dos assassinatos ocorrem nessas próprias áreas”, disse.

De acordo com Sérgio Fontes, a SSP-AM continuará combatendo o tráfico de drogas no Estado e intensificando ainda mais ações. Ele lembra que o resultado do combate a esse tipo de crime fez com que fosse realizada uma apreensão recorde de quase 8 toneladas de droga desde janeiro. Sobre as ultimas mudanças na estrutura do Sistema de Segurança, Sérgio Fontes, destacou que, por determinação do governador José Melo, as ações integradas serão ainda mais frequentes e consolidadas. “Já aprendemos que nossas ações não podem ser isoladas. A Polícia do Amazonas é uma só e para termos o sucesso que necessitamos a integração deve ser nossa prioridade estratégica”, destacou.

Mudanças – Ele apresentou as últimas mudanças nos comandos das Polícias Civil e Militar. Na PM, assumiu o comando geral, o coronel James Frota, juntamente com o coronel Rubens Sá, no subcomando, e o coronel Lindomar Brito, como chefe do Estado Maior. Na PC, assumiu o delegado geral Raimundo Acioly, e o delegado geral adjunto, Alberto Petrônio Carvalho.

Durante a coletiva, o secretário Sérgio Fontes, juntamente com o secretário executivo, Carlos Alberto, destacou que a SSP-AM dará todo apoio às polícias, por meio das secretárias executivas adjuntas de Operações, de Inteligência, e de Gestão Integradas, comandadas por Orlando Amaral (ex-delegado geral da PC), Tâmara Maciel, e coronel Dan Câmara, respectivamente.

Polícia Civil – De acordo com o delegado geral da PC, Raimundo Acioly, mesmo com as mudanças na instituição por conta da decisão do STF, a Polícia Civil está fazendo a redistribuição dos delegados para que nenhuma delegacia fique sem a autoridade policial. Ele destacou que delegados do interior, de cidades que tinham mais de um delegado, estão sendo remanejados para a capital.

O delegado geral também afirmou que a Polícia Civil concentrará esforços no combate aos crimes, aumentando sua capacidade de investigação nas especializadas e também nos Distritos Integrados de Polícia. “Nas zonas onde acontecem mais crimes, como nas zonas norte e leste, estaremos colocando delegados com perfil mais operacional como forma de dar mais celeridade nas investigações e de forma eficiente”, disse.

Polícia Militar – O comandante da Polícia Militar, coronel James Frota, afirmou que a população verá a polícia mais presente nas ruas e que a PM atuará integrada no combate ao crime com a SSP-AM e Polícia Civil. “Temos uma só policia focada na segurança total da sociedade principalmente nos crimes contra vida. Temos cerca de 250 policiais que atuam no administrativo que também irão reforçar o policiamento nas ruas, dando mais tranquilidade para a população”, disse. O comandante também afirmou que a PM irá colocar em funcionamento o Pelotão Fluvial para aumentar o patrulhamento nas regiões ribeirinhas nas proximidades de Manaus e no interior do Amazonas.

Cel. James Frota, Comandante da PMAM/Foto: Alexandre Lazanduri

                              Cel. James Frota, Comandante da PMAM/Foto: Alexandre Lazanduri

...e Delegado-Geral Raimundo Acyole/Foto: Alexandre Lazanduri

                               …e Delegado-Geral Raimundo Acyole/Foto: Alexandre Lazanduri

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.