Amazonas Política

Comissão de Transportes da CMM priorizará Mobilidade Urbana de Manaus

Comissão de Transporte CMM, reunida/Foto: Robervaldo Rocha
Comissão de Transporte CMM, reunida/Foto: Robervaldo Rocha
Redação
Escrito por Redação

Com um total de seis reuniões extraordinárias, sete matérias analisadas, três audiências públicas e uma vista “in loco”, realizadas no primeiro semestre de 2015, o presidente da Comissão de Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus (COMTVOP/CMM), vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), avalia como produtiva as atividades da comissão, e adianta que a Comissão se concentrará, no segundo semestre, na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus.
“A comissão estará com a responsabilidade no segundo semestre, aqui na Câmara, de conduzir os trabalhos na elaboração do Plano, inclusive, apresentando emendas. O Plano terá a concentração de esforços de toda a comissão, uma vez que estaremos à frente das discussões na sociedade civil”, destacou o vereador.

Audiência Pública

Os resultados da implantação efetiva da faixa exclusiva de ônibus, na avenida Constantino Nery, foi um dos temas tratados em audiência pública pela COMTVOP/CMM. Na reunião, realizada em 27 de fevereiro, o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, e o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique, afirmaram que o ‘Faixa Azul’ conseguiu trazer ganho de velocidade para o transporte coletivo até o Centro da cidade, apesar das críticas dos usuários.

Outro tema, também de grande relevância para sociedade, tratado pela Comissão, neste primeiro semestre, e considerado pelo vereador como um dos mais importantes, foi o debate quanto aos acidentes de trânsito envolvendo carretas com contêineres e caminhões pesados em Manaus. Assim como o início dos debates do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus, na audiência pública realizado no dia 28 de maio.

Na ocasião, a audiência foi provocada, devido mais um acidente ocorrido, desta vez por uma carreta na avenida Humberto Calderaro Filho, que por pouco não provocou uma nova tragédia. Durante a discussão, que contou com a presença dos órgãos municipais ligados ao gerenciamento e à fiscalização de trânsito de Manaus, os vereadores cobraram das autoridades a fiscalização rigorosa dos horários destinados ao tráfego de veículos pesados nas ruas da cidade.

“Assuntos importantes como esse, que atingem diretamente nossa população, sempre serão tratados pela comissão, com eficiência, pois sabemos o quão relevantes são. Assim, como os projetos de Lei, como foi o caso da matéria que envolvia os mototaxistas”, disse o parlamentar, referindo-se à reunião dirigida pela comissão, no último dia 10, como mototaxistas para modificações na Lei 1.986/2015.

In loco

No intuito de tomar conhecimento sobre o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora toda a frota de ônibus do transporte coletivo de Manaus, a Comissão visitou, no dia 15 de maio, a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), onde o sistema funciona de forma experimental, assim como na SMTU.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.