Amazonas Economia

Comitiva da Suframa cumpre missão de negócios em Ciudad del Leste, no Paraguai

ZFG em Cidade del Leste, no Paraguai/Foto: Arquivo
ZFG em Cidade del Leste, no Paraguai/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

A SUFRAMA está liderando uma missão técnica à Zona Franca Global (ZFG), do Paraguai, para identificação de oportunidades de negócios e de investimentos bilaterais. A missão, que ocorrerá nos dias 21 (amanhã) e depois (22), na Ciudad del Este, é resultado de um memorando de entendimento assinado em março deste ano, em Manaus, e que terá vigência de cinco anos. Um dos possíveis desdobramentos é a instalação de um centro de distribuição de produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM), no Paraguai.
Além de técnicos da autarquia, estão confirmados, na comitiva amazonense, representantes do Centro Internacional de Negócios (CIN), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); da Receita Federal do Brasil; da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), e da Moto Honda da Amazônia.

Além do aprofundamento do estudo sobre a criação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da Zona Franca de Manaus (ZFM) dentro da ZFG, o que permitiria aos importadores paraguaios acesso mais fácil a produtos fabricados em Manaus, também será debatida alternativas logísticas de integração, incluindo a viabilização de voos cargueiros entre as cidades de Manaus e Minga Guazú (localizada a 311 quilômetros da capital Assunção e a 20 quilômetros de Ciudad del Este).

Também está prevista uma visita às instalações da ZFG, localizada na Ciudad del Este, cuja área atual é de 400 mil metros quadrados. A ZFG é uma empresa privada, concessionária de uma zona franca, adjudicada por licitação pública e com contrato firmado com o governo do Paraguai. Entre as indústrias instaladas no local estão fabricantes de autopeças, painéis de controle, chicote elétrico e de sofás.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.