Amazonas Política

Comunidades rurais de Manacapuru recebem sistemas viários pavimentados

Melo inaugura sistema viário em Caviana/Foto: Nathalie Brasil
Redação
Escrito por Redação

A Vila de Caviana e no Repartimento do Tuiué, duas comunidades rurais do município de Manacapuru, receberam ontem (19), seus sistemas viários recém-pavimentados, em cerimônia comandada pelo governador José Melo. A realização de obras e serviços de engenharia para a recuperação do sistema viário local e a implantação de pavimento rígido, com calçada e meio fio nestas duas comunidades, teve investimento de R$ 9,5 milhões do Governo do Estado.
As inaugurações deste sábado fazem parte de um pacote com investimentos de mais de R$ 17,58 milhões, para pavimentar 25,5 quilômetros de vias em comunidades de Autazes e Manacapuru. Em Autazes as obras do ramal do Novo Céu foram inauguradas na sexta-feira, dia 18. Sacambu, Jacaré e Campina, outras três comunidades de Manacapuru também estão tendo suas ruas pavimentadas.

Em Tuiué, depois de caminhar nas ruas de concreto recém-pavimentadas, o governador falou da satisfação em cumprir uma promessa que fez há cerca de um ano na comunidade quando inaugurou o estádio de futebol. “Fico muito feliz porque a realidade anterior era, durante o verão, muita poeira e, durante o inverno, muita lama. As crianças tinham que calçar os pés com sacolas de plástico para chegar na escola”, disse o governador, ao destacar que a pavimentação acaba por melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em comunidades rurais.

Na comunidade foram pavimentadas 17 ruas, um total de 3.187,22 metros de concreto asfáltico que agora envolve todas as ruas de Tuiué, incluindo a rampa de embarque próximo ao porto. Em Caviana, onde José Melo esteve momentos antes de Tuiué, foram cerca de 4 mil metros  e 13 ruas pavimentadas.

De acordo com o secretário de Estado  de Infraestrutura, Américo Gorayeb, ao invés do asfalto comum está sendo usado concreto, que é mais resistente ao regime de subida e descida das águas. “É o melhor custo benefício para os locais onde tem muita água, porque dura mais e demora a exigir reparo”, observou Gorayebe, que acompanhou o governador ao lado do secretário de Estado de Produção Rural, Sidney Leite, e do deputado  estadual, Orlando Cidade.

Falando em nome da comunidade de Tuiué, o pastor evangélico Robson Santos, agradeceu pelo cumprimento da promessa do governador de pavimentar as ruas. “Estamos muito felizes, porque o governador está cumprindo uma das principais promessas de campanha para Tuiué e hoje queremos fazer aqui uma grande festa de agradecimento, porque ano passado, quando o governador esteve aqui inaugurando o estádio de futebol ele prometeu pavimentar as ruas da nossa vila. Eu vivo aqui há 15 anos e agora que estou conseguindo contemplar essa graça de ver todas as ruas de nossa comunidade pavimentadas”, disse o líder religioso ao ressaltar a importância do asfaltamento também para a economia do município. “Assim como é importante para as pessoas de um modo geral, é também para o embarque e desembarque de mercadorias, que antes era muito difícil aqui”.

Segundo o governador José Melo, o próximo passo para as comunidades é a implantação do Plano Safra. “Vou voltar para fazer o Plano Safra, reunir com os produtores, para mudar de uma vez por todas a vida dessas pessoas. Tirá-las da escravidão  do machado, do terçado e da enxada e colocá-las na linha dos tratores e das máquinas para trabalhar o campo, para que ele possa dar mais produtividade e com isso se possa ganhar mais dinheiro”, disse.

Na comunidade da Vila de Caviana, o  governador afirmou que esse tipo de obra é essencial para dar o mínimo de dignidade para quem vive nessas localidades. “Nós sabemos o quanto essa melhoria é importante para os moradores da comunidade, que antes precisavam enfrentar lama e barro. Agora não existe mais isso”, disse.

O técnico agrícola Ismael Tavares, morador da comunidade ressaltou que as famílias que moram no local aguardavam há muitos anos por essa obra. “Desde sempre nós esperávamos por isso. Antigamente, nem cavalo conseguia transitar pelas ruas, porque era impossível. Graças a Deus, o governador cumpriu a promessa que nos fez e hoje nós temos as ruas totalmente recuperadas”.

O presidente da comunidade, pastor Pedro Canto, relembrou as dificuldades que os moradores enfrentavam, principalmente em períodos de chuva. “Eu via as pessoas indo para a igreja com sacolas nos pés, para não sujar os sapatos. E hoje não precisam mais passar por isso”.

...e a caminhada com moradores/Foto: Valdo Leão

                                          …e a caminhada com moradores/Foto: Valdo Leão

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.