Cláudio Barboza Colunas

Contando Historias XXXIX (Por Cláudio Barboza)

Jornalista Cláudio Barbosa(AM)
Redação
Escrito por Redação

O jornalista Paulo Castro, ao lado de Sebastião Reis, foi autor do projeto que deu origem ao jornal “Estado do Amazonas”, do Grupo Garcia, no ano de 2006. Após convencer o empresário Francisco Garcia de que o projeto era viável, os dois dividiram as funções: Reis ficou responsável pela redação, na função de Diretor de Redação, enquanto Paulo assumiu a Diretoria Comercial da empresa.
A presença de Paulo Castro representou um raro momento em que um jornalista assume de forma direta uma área comercial, algo extremamente raro no mercado, tanto em Manaus quanto em outras praças, onde a figura do jornalista não se insere nas áreas comerciais. Até porque, há uma opinião generalizada de que jornalista não tem habilidade para fins administrativos e muito menos financeiros, o que não é verdade, pois há colegas bem sucedidos nessas áreas.

Apesar da função comercial, Paulo nunca se desligou da redação. Era presença frequente várias vezes durante o dia, quase sempre compartilhando o fechamento da primeira página com Sebastião Reis e comigo, que exercia a função de Editor Executivo.  Alguns meses depois, uma boa proposta do jornal “Correio Amazonense”, que estava sendo montado pelo grupo de Amazonino Mendes, iria tirar Paulinho do Estadão.

Além da boa proposta, um dos motivos da saída de Paulo era a falta de perspectivas no “Estado do Amazonas”. Os equipamentos eram antigos, as promessas da direção em comprar novos não se confirmavam e o tempo ia passando. A redação fazia a sua parte, mas o jornal tinha problemas sérios na impressão – a impressora era da década de 60 e muito pequena – o equipamento fotográfico não era dos melhores e os computadores da redação também eram obsoletos.

Paulo Castro seguiu cheio de esperanças e entusiasmo para o “Correio Amazonense”. Além de Editor Executivo passei a acumular a Diretoria Comercial. Outros colegas iriam nos deixar nos dias seguintes para o Correio e Diário do Amazonas… e lá se foi Betsy Bell… e… mas esta é uma história mais para a frente…(Cláudio Barboza – Jornalista)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.