Amazonas Economia

Controladoria-geral do AM reúne órgãos para discutir transparência de contas

Reunião da Controladoria e Sefaz sobre transparência de contas/Controladoria-geral do AM reúne órgãos para discutir transparência de contas/Foto: Valdo Leão
L. Rougles
Escrito por L. Rougles

Um dia após a sua posse, o novo controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira Silva, coordenou, na tarde de hoje, quarta-feira (15), ao lado do secretário de Estado de Fazenda, Jorge Jatahy, uma reunião com órgãos da esfera federal, estadual e municipal que integram a Rede de Controle do Amazonas.
Na pauta do encontro, na sede da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-AM), discussões sobre transparência nas contas públicas e melhoria dos processos referentes a compras e pagamentos realizados pelo Governo Estadual, além de um estreitamento das relações da CGE e da gestão estadual com os órgãos que integram a Rede de Controle.

Reunião da Controladoria e Sefaz sobre transparência de contas/Controladoria-geral do AM reúne órgãos para discutir transparência de contas/Foto: Valdo Leão

Segundo o novo controlador, a ordem do governador do Estado, professor José Melo, é tonar mais eficiente e eficaz os processos e abrir as portas das secretarias para os órgãos reguladores e de controle atuarem na fiscalização dos processos. Estavam presentes na reunião representantes do Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU), Ministério Público de Contas, Controladoria Geral da União (CGE), além da Sefaz, Junta Comercial do Amazonas (Jucea), da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“O objetivo é aproximar os órgãos de controle, a partir da Rede de Controle do Amazonas, com todas as ações que estão sendo desenvolvidas por ela no Estado, para a melhoria dos nossos processos e aperfeiçoamento dos nossos controles. Hoje, na Controladoria, temos um trabalho para intensificar a nossa participação na Rede, aproveitar todas as experiências que são realizadas em outros estados, no Governo Federal e na própria Prefeitura de Manaus, ou seja, agregar o máximo de informações e conhecimento para que, num espaço mais breve possível, consigamos resultados de avanço”, disse Alessandro, para quem a reunião é um marco no trabalho conjunto pelo bem do serviço público.

O secretario da Sefaz, Jorge Jatahy, disse que a secretaria vem fazendo uma gestão voltada para a transparência e eficácia dos processos de compras e pagamentos. “Queremos melhorar cada vez mais nossos procedimentos, dando mais eficácia e eficiência. Nosso sistema de compras já é uma referência nacional e vamos expandir para todos os órgãos estaduais”, disse.

O procurador da República no Estado, Alexandre Jabur, destacou o trabalho da Rede de Controle do Amazonas no combate à corrupção e às boas práticas e a importância da participação do Estado e do Município com informações que permitam o trabalho de fiscalização da rede. “Precisamos dessa troca de informações, respeitando o sigilo fiscal, para que a rede possa atuar”.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.