Amazonas Política

Crea-AM apresenta propostas para plano de governo de candidatos a prefeito de Manaus

Engenheiro Cláudio Guenka , apresenta a cartilha para a CMM/Foto: Tiago Correa
Redação
Escrito por Redação
Engenheiro Cláudio Guenka , apresenta a cartilha para a CMM/Foto: Tiago Correa

         Engenheiro Cláudio Guenka , apresenta a cartilha para a CMM/Foto: Tiago Correa

A convite do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) apresentou, na e ontem (24), no plenário da Casa Legislativa, o projeto “Propostas Técnicas do Crea-AM para planos de Governo dos candidatos a prefeito de Manaus – Eleições 2016”.
A cartilha de 33 páginas com 22 propostas é uma iniciativa pioneira na região Norte, aprovada pelo Crea, com sugestões oriundas da sociedade, para refletir os anseios da população, cujo objetivo é contribuir com os prefeituráveis na elaboração dos planos de governo ao pleito municipal de 2016.

O documento com as propostas classificadas tematicamente em Engenharia e Infraestrutura, Agronomia, Educação, Meio Ambiente e Saneamento e Mobilidade Urbana foi entregue aos parlamentares no início da sessão plenária desta quarta-feira.

O presidente do Crea-AM, engenheiro Civil Cláudio Guenka destacou entre as propostas apresentadas a questão da mobilidade urbana, segurança e acessibilidade. Guenka, disse, ainda, em seu discurso, que é preciso avançar na área da Educação, principalmente na valorização profissional.

“O conselho agradece esta Casa por compartilhar as ideias oriundas, não somente da engenharia, mas da sociedade civil. É necessário colaborar com a cidade de Manaus, mas temos que entender que tudo passa por esta Casa, que vem demonstrando responsabilidade e maturidade na reformulação de artigos e leis para uma cidade planejada. Foi pensando numa cidade sustentável, planejada, que dividimos este trabalho em vários eixos, mas, para isso, foi necessário o Crea esquecer caminhos que sempre nos levaram aos mesmos lugares. O nosso dever é propor soluções e a nossa meta é participar das discussões, não somente com os prefeituráveis, mas participar de discussões com este Poder Legislativo, assim como no âmbito estadual”,  observou Cláudio Guenka.

A iniciativa ganhou apoio dos parlamentares que destacaram que os debates de propostas são necessários para a melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento de Manaus.

O presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto (PHS), considerou importante e louvável a iniciativa do Crea em  apresentar e querer discutir propostas para melhorar o desenvolvimento da cidade de Manaus.

Entre as propostas apresentadas na cartilha, os vereadores Waldemir José (PT) e Luis Mitoso (PSD), destacaram a que diz respeito à revitalização da área Central da cidade, que tem a finalidade de tornar a área mais atrativa para o comércio, o turismo e o lazer, favorecendo também o resgate do patrimônio histórico, artístico e cultural, além da avaliação da concessão de incentivos fiscais e tributários aos donos desses tipo de imóveis.

Para o vereador Sildomar Abtibol (PROS), o Conselho sai na frente quando chama os prefeituráveis para um entendimento técnico dos eixos apresentados, na busca de soluções dos problemas para a melhoria da qualidade de vida do manauara. Já a vereadora Socorro Sampaio (PP) destacou a questão da acessibilidade, também composta dentre as propostas apresentadas.

Por sua vez, o líder do prefeito na CMM, vereador Elias Emanuel (PSDB) ressaltou sobre as placas de identificação, outra sugestão apresentada pelo Crea. Para ele, a questão da falta de identificação é um dos graves problemas enfrentados, principalmente pelos turistas, alertando que o problema deve ser um desafio para o próximo gestor municipal, reverenciando a instituição pela iniciativa e compromisso com a cidade de Manaus.

Na oportunidade, o vereador Mário Frota (PSDB) também parabenizou a iniciativa ao observar a questão das calçadas, citando a pesquisa que apontou, há dois anos, Manaus tem as piores calçadas do País.

Propostas apresentadas pelo Crea-AM

As sugestões contidas na cartilha estão distribuídas em seis eixos. Em relação ao eixo temático ‘Engenharia e Infraestrutra’ está a implantação de projetos de eficiência energética; o distrito de obras; o direcionamento de investimentos de infraestrutura;  o revestimento asfáltico; a urbanização da Avenida das Torres; terminais turísticos, as obras de artes especiais; a revitalização da área Central; a execução de obras de pavimentação e o sistema viário.

No eixo ‘Agronomia’, encontra-se a proposta para a discutir o Terminal Pesqueiro; a  implantação de bicicletários; os semáforos inteligentes; a implantação de lombada elevada; a venda cartão vale-transporte em coletivos e modal fluvial. Na questão do Meio Ambiente foi apresentada a sugestão para a discussão do material reciclável e usina de compostagem. Já na temática da ‘Educação’ foram abordadas as propostas para as ações pedagógicas.

Entre outros temas também que foram apresentados está o incentivo ao grafite e as placas de identificação.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.