Mundo

‘Daily Mail’ compara Marcela Temer a Maria Antonieta

Redação
Escrito por Redação

Em perfil do tabloide britânico “Daily Mail”, a primeira-dama interina, Marcela Temer, é retratada como uma mulher de gastos exacerbados, no estilo de Maria Antonieta, que usa a estrutura do Estado brasileiro para bancar estilo opulento de vida enquanto o restante do país vive os efeitos da recessão.
O texto do tabloide contém informações erradas, faz acusações sem citar fontes, grafa nomes incorretamente e reutiliza falas dadas por entrevistados brasileiros a veículos nacionais.

O tabloide deixou de mencionar polêmicas que estão de fato relacionadas a Marcela, que serviu de inspiração ao meme de internet “bela, recatada e do lar”, disseminado por críticos de um perfil que a revista “Veja” publicou sobre a mulher de Temer.

De acordo com o “Daily Mail”, Michel e Marcela Temer usam dinheiro público para alugar uma casa próxima à do casal no Alto de Pinheiros, bairro nobre de São Paulo. Nenhum órgão, documento, autoridade ou pessoa é citada como fonte em qualquer uma das acusações do tabloide.

A casa alugada conta, de acordo com o jornal, com 52 empregados, incluindo a equipe de seguranças. “Ela insiste em ter apenas o melhor, qualquer que seja o preço. E o que Marcela Temer quer, Marcela Temer consegue”, diz o texto, acrescentando que “a extravagância e excesso” da primeira-dama são conhecidos há anos.

“Mesmo quando seu país entrou em recessão, com milhões perdendo seus empregos e empresas fechando a cada minuto, a mulher do novo presidente do Brasil se recusou a ajustar seu estilo de vida opulento”, segue o jornal.

Entre os erros cometidos pela publicação está a informação de que Marcela estava ao lado do marido na cerimônia de posse na semana passada. A primeira-dama não compareceu. O perfil cita ainda críticas que teriam sido direcionadas ao casal na ocasião, sem divulgar o autor das falas ou sequer esclarecer se os ataques foram ouvidos na ocasião ou retirados de comentários da internet.

O tabloide afirma incorretamente que a irmã de Marcela, Fernanda Tedeschi, chegou a posar para a revista “Playboy” e que as fotos depois “foram misteriosamente vazadas na internet”. Na verdade, Fernanda assinou um contrato com a revista e desistiu antes de posar para o ensaio. As fotos que chegaram a ser divulgadas são de uma prévia antecipada pela Editora Abril, que publicava a “Playboy” na época. Não houve vazamento. Fernanda disse na época que Temer se irritou com ensaio.

O tabloide se aventura também a falar de fotos da própria Marcela. Referindo-se a imagens da primeira-dama de maiô como “atrevidas”, o tabloide cita o caso em uma fotógrafa de Paulínia (SP), cidade natal da mulher de Temer, teria oferecido a jornais registros da época em que Marcela participava de concursos de beleza. As fotos teriam sido colocadas a venda por R$ 5 mil, após terem sido oferecidas a oferecidas a Temer por R$ 10 mil. Ao citar o caso, porém, o “Daily Mail” afirma que os valores pedidos foram 5 mil libras e 2,5 mil libras, respectivamente.

O perfil também erra ao dizer que o livro de poesia de Temer, “Anônima Intimidade”, “aparenta falar de sua esgotante vida sexual”. O livro trata de recordações de infância e juventude, reflexões metalinguísticas e homenagens à figura feminina.

Ao citar uma frase que dita por uma amiga de infância de Marcela, Tathiany Ferraz Pereira, o tabloide deixa de mencionar que a fala foi retirada de um perfil publicado em 2011 pelo jornal “O Globo”. Além disso, grafou o nome incorretamente -“Thathiany”. Entre as imagens que ilustram o texto no site da publicação britânica, há fotos sem crédito de veículos brasileiros.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.