Amazonas Cultura Destaques

Dança amazonense será destaque em turnê pelo Brasil

Redação
Escrito por Redação

Três espetáculos expoentes da dança do Amazonas representará o Estado numa turnê pelo País, a partir do próximo dia 7 até o dia 16 de agosto.

 

Projeto criado pelo Governo do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura, o Corpo de Dança do Amazonas vai apresentar “A Sagração da Primavera”, “Vazantes” e “BETA”, em Porto Velho, João Pessoa, Recife e Campina Grande.

 

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, o Corpo de Dança se tornou um destaque na criação contemporânea brasileira e a intenção é enriquecer o plano de difusão cultural do Estado. “Estaremos muito bem representados. Os espetáculos são belíssimos e retratam nossa cultura e nossa arte”, declarou.

 

A turnê com o Corpo de Dança do Amazonas inicia por Rondônia onde, em Porto Velho, eles se apresentam no Festival Mova-se com “A Sagração da Primavera”, no Teatro Palácio das Artes.

 

Obra fundamental do balé moderno mundial, a releitura amazonense do espetáculo “A Sagração da Primavera”, pelos coreógrafos Adriana Goes e André Duarte, faz uma imersão na cultura indígena, mostrando que a sagração, desde então, se passa no Ritual da Moça Nova, cultura característica da tribo Tikuna, onde uma jovem índia, ao menstruar pela primeira vez, é retirada do convívio social e no período de reclusão a menina moça, Worecü, para dedicar-se a trabalhos manuais intimamente ligados às mulheres.

 

Em seguida, o CDA estará em João Pessoa (PB), realizando oficinas, palestra e espetáculos, de 9 a 12 de agosto. Serão duas oficinas, além de uma de Dança Contemporânea e outra de Dança Clássica. Será em João Pessoa, no dia 9, que haverá a exibição do espetáculo “BETA”, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba; dias 10 e 11, “A Sagração da Primavera”, no Teatro Paulo Pontes, e dia 12, o espetáculo “Vazantes”, também no Teatro Paulo Pontes, na Paraíba.

 

O espetáculo “Vazantes”, outro grande sucesso executado pelo Corpo de Dança do Amazonas, é inspirado na oscilação dos rios do Amazonas. Com a concepção coreográfica de Mário Nascimento, trata-se de uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes, o seu calor úmido e humano, o movimento fervilhante de seus singulares lugares e sua rica miscigenação.

 

Já no dia 14 de agosto, o Teatro Santa Isabel, em Recife (PE) é que recebe “A Sagração da Primavera”, dentro da 12ª Mostra Brasileira de Dança.

 

E, no dia 16, a turnê 2015 da dança amazonense pelo Brasil encerra o Festival de Inverno de Campina Grande (PB), também com “A Sagração da Primavera”.

 

CDA

O Corpo de Dança do Amazonas foi criado em 1988 pelo Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura, e mantém uma programação artística com o repertório diverso, com múltiplos aspectos da dança contemporânea brasileira. Para isso tem realizado criações com a colaboração de artistas convidados do Brasil e do Exterior.

 

O CDA contribui visa à formação de um público crítico, por meio de espetáculos de qualidade e de projetos de interação com a comunidade, como o “CDA Portas Abertas”, no qual recebe bailarinos de outras companhias e estudantes de dança, para vivenciarem um dia de ensaio e troca de experiências com os bailarinos do CDA.

 

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.