Amazonas Cidades Destaques

Defesa Civil AM reúne coordenadores municipais para debater os desastres naturais

Encontro debate desastres naturais no Amazonas/Foto: Assessoria
Encontro debate desastres naturais no Amazonas/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

Começou, ontem, terça-feira (08), em Manaus, o 3º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil, promovido pela Defesa Civil do Amazonas que, tendo como tema principal, em 2016, as “Mudanças Climáticas e Ações de Defesa Civil”. Dos 62 municípios do Estado, representantes de 47 cidades estão participando do evento, que está sendo realizado no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com encerramento previsto para o próximo dia 10.
“Os assuntos abordados durante os três dias servirão de base para o aperfeiçoamento das ações que antecedem o desastre, bem como as iniciativas que permitem uma resposta imediata à população”, ressaltou o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Junior.

Hidrologia – Para dar início aos trabalhos, o professor doutor Naziano Pantoja Filizola, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) falou sobre a “Hidrologia Amazônica” e destacou que a estiagem que atinge o Estado, apesar de fora de época, não pode ser considerada como uma mudança climática definitiva.

“O evento desse ano ainda está dentro da faixa de variabilidade. Se essa faixa se alterar muito, ai sim, teremos um problema em escala global acontecendo e gerando consequências”, afirmou o especialista.

Também esteve em discussão hoje as “Mudanças Climáticas, Impacto Regional”, com palestra ministrada pelo doutor Jochen Schongart, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Debates – O segundo e terceiro dias de debates serão conduzidos pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), que discutirá sobre o “Clima e Meteorologia” e ainda pela Defesa Civil Nacional, que irá provocar a discussão referente ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais, Plano de Contingência e a utilização do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), uma espécie de cartão de crédito que facilita a aquisição de recursos da União para os Estados e municípios, utilizados em ações de socorro as vítimas de desastres.

Coordenadores municipais participam do evento/Foto: Assessoria

                          Coordenadores municipais participam do evento/Foto: Assessoria

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.