Amazônia Mato Grosso

Delegado que atuou na “Operação Lava Jato” assume superintendência da PF de MT

Redação
Escrito por Redação

O delegado de carreira da Polícia Federal Áderson Vieira Leite assumiu Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso nesta quarta-feira, 24 Vieira Leite chega à Cuiabá para substituir o delegado Marcos Antônio Farias.

Ex-chefe da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal, em Brasília, Áderson Vieira Leite, já atuou em casos emblemáticos de corrupção no Brasil. Ele fez parte da equipe de investigação da “Operação Lava Jato”, que apura desvio de recursos da Petrobras, e do caso Swissleaks, que apura vazamento de dados de correntistas do HSBC em Genebra.

As informações são de que 8 mil correntistas brasileiros movimentaram R$ 7 bilhões no banco suíço. Em Mato Grosso, o novo superintendente comandará o maior escândalo de “lavagem de dinheiro”, desbaratado até o momento na “Operação Ararath”.

Ao todo, a operação já teve 10 fases e investiga autoridades e ex-autoridades do Estado, bem como empresários, advogados, políticos que mantinham contato com o Governo do Estado. As investigações apontam para desvio de R$ 500 milhões dos cofres públicos por meio de operação clandestina contra o Sistema Financeiro.

As fases realizadas até agora já resultaram na abertura de 21 inquéritos conduzidos pelo Ministério Público Federal com mais de 100 envolvidos. Até o momento, o ex-secretário Eder Moraes e o ex-superintendente do Bic Banco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol, já foram condenados a 69 e 31 anos de prisão, respectivamente.

(24horasnews)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.