Amazonas Política

Deputado propõe criação de Programa de Incentivo ao aleitamento materno

Projeto de Lei que cria um programa de incentivo ao primeiro aleitamento nas unidades de saúde da rede estadual, foi apresentado na Assembleia legislativa do AM, pelo deputado Ricardo Nicolau (PSD), presidente da Comissão de saúde. Pela proposta, as mães receberão acompanhamento profissional reforçado durante o processo de amamentação do recém-nascido.
De acordo com o deputado Ricardo Nicolau, o programa consiste em uma medida simples que poderá gerar benefícios para a saúde das mães e bebês. “A amamentação é um dos passos mais importantes na construção do vínculo da criança com a mãe. É um direito que deve ser promovido dentro das melhores condições possíveis”, enfatiza.

O parlamentar destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças com até seis meses de vida devem ser alimentadas exclusivamente com leite materno. Além de alimentar, o leite materno protege a crianças contra infecções e diminui os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Para as mães, Ricardo Nicolau lembra que o aleitamento ajuda a prevenir desde o empedramento do leite até o câncer de mama. Também favorece que o útero da mãe volte ao tamanho normal e, ainda, reduz as chances de uma nova gestação porque o processo de amamentação inibe a ovulação da mulher.

Com a aprovação do Projeto de Lei, a expectativa do deputado é de contribuir para o aumento dos índices de aleitamento materno em todo o Estado. “Queremos que a prática diária dos nossos hospitais seja favorável ao primeiro aleitamento, com profissionais que orientem corretamente as mães, especialmente as de primeira viagem”, afirma Ricardo Nicolau.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.