Amazonas Destaques Política

Deputados são convocados para primeira Sessão Plenária do ano, na segunda-feira (01)

Deputados voltam às atividades na segunda-feira/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) publicou, ontem, sexta-feira (29), no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo, o Ato que convoca os deputados para a sessão legislativa de segunda-feira (1º),  ao mesmo tempo, em que o presidente deputado Josué Neto (PSD), aponta que o ano vai começar já em ritmo de votação, com ele prevendo realizar uma sessão de votação, já na próxima quarta-feira.
Na pauta, segundo Josué Neto, estarão projetos de autoria dos deputados e alguns vetos do Executivo. Mas a lista de projetos a ser votados será definida em conjunto com os deputados, de acordo com os parlamentares que estiverem presentes na sessão. O Regimento Interno da Aleam prevê que os projetos dos deputados devem ser votados na presença de seus autores.

Entre os vetos que poderão constar na pauta está um Veto Parcial a trechos do projeto de lei nº103/2015 que obriga o fornecimento de certidão aos usuários de serviços públicos de saúde quando não atendidos na rede assistencial. Segundo Parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a proposta prevê que a certidão seja emitida imediatamente, o que para a PGE contraria legislação nacional, que prevê prazo de pelo menos 20 dias para que órgãos públicos emitam documentos à população.

Um veto ao projeto de Lei nº 149/2014 que cria o Programa de Fornecimento de Fórmulas Alimentares na merenda escolar para crianças que desenvolvam alergia que impossibilite uma alimentação normal, também poderá ser analisado na quarta-feira.

Economia

obre a possibilidade de se adotar novas medidas com vistas a suportar a crise financeira nacional, o presidente Josué Neto, informou que um dos assuntos que serão tratados pelos deputados é a política de contenção de gastos que vem sendo executada desde o ano passado. Segundo ele, a contenção de despesas será mantida até que o Estado apresente melhoras na arrecadação e retome uma economia crescente.

Entre as medidas de contenção adotadas pela Aleam estão: a redução do expediente que passou a ser das 8h às 14h, suspensão das diárias dos deputados e servidores dentro do Estado, assim como o fretamento de aeronaves, comunicação visual, serviços de buffet, flores e acessórios usados em homenagens e sessões especiais na Casa.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.