Amazonas Colunas Tefé minha saudade

Dia 19 de Julho: Dia Nacional do Futebol(Por Raimunda Gil Schaeken)

Professora Raimunda Gil Schaeken(AM)
Professora Raimunda Gil Schaeken(AM)
Redação
Escrito por Redação
Professora Raimunda Gil Schaeken(AM)

                                                 Professora Raimunda Gil Schaeken(AM)

O Dia Nacional do Futebol é comemorado em 19 de julho, em virtude da fundação do time de futebol mais antigo do país, o Sport Club Rio Grande, cujo único título foi o do Campeonato Estadual de 1936. Em 1952, seu nome mudou-se para Sociedade Cruzeiro do Sul, data em que reabriu suas portas, fechadas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943.
Muita gente não sabe, mas o esporte mais popular do país tem um dia só para ele! No ano de 1863, os representantes dos clubes de futebol ingleses, após seis reuniões na Freemason’s Tavern, em Londres, fundaram o The Football Association. A Associação redigiu um código com 13 regras que foram sendo modificadas até chegar ao número de 17. Só em 1870 é que os times passaram a ter oficialmente 11 jogadores em campo.

A primeira partida entre seleções nacionais foi em 1872: Escócia x Inglaterra. O jogo foi em Glasgow, na Escócia, e teve um público de 3500 espectadores, que não devem ter ficado muito satisfeitos com o resultado de 0 a 0! O futebol profissional começou em 1885 na Inglaterra.

O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês. Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses.

A FIFA (Federation Internationale de Football Association) surgiu mais tarde em Paris, no dia 21 de maio de 1904, e, até hoje,  é responsável pelos grandes eventos internacionais do futebol, esporte que foi incluído nas Olimpíadas a partir de 1920, embora só em 1930 tenha sido realizada a primeira Copa do Mundo. Quatro amigos apaixonados por futebol queriam promover jogos entre os países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo.

A Copa do Mundo de Futebol é a maior competição internacional que acontece a cada quatro anos reunindo as melhores seleções do mundo. Surgiu em 1928 com a participação das federações que, naquela época, eram reconhecidas pela FIFA. Antes da copa, as seleções realizam eliminatórias para que as melhores equipes de cada continente participem do evento. São 32 equipes na competição que costuma durar quase um mês em um país-sede escolhido previamente.
A primeira edição do torneio ocorreu em 1930 com treze equipes e sagrou o Uruguai como campeão do torneio que naquele ano foi realizado na cidade de Montevidéu. A copa do Mundo deixou de ser disputada em 1942 e 1946 por causa da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950 o Brasil sediou a Copa do Mundo e coincidiu com um momento de muita euforia e expectativa sobre a Seleção Brasileira. Porém, a seleção foi derrotada na final do torneio em que jogou contra o Uruguai. Essa derrota marcante causou diversas mudanças no futebol brasileiro como o fato da seleção passar a jogar com o uniforme verde-amarelo ao invés da camisa branca. Depois dessa época, o país cresceu em quantidade de craques de futebol e surgiram nomes como Garrincha, Pelé, Zagallo, Djalma Santos, Nílton Santos e Bellini.

O Brasil tornou-se campeão mundial, pela primeira vez, em 1958. Em 1962, conquistou o bicampeonato. Em 1970, a Seleção Brasileira de Futebol conquistou definitivamente a Taça Jules Rimet e o tricampeonato, tendo como artilheiro Édson Arantes do Nascimento, o rei Pelé. Conhecido internacionalmente, Pelé fez 1.284 gols, fato que o consagrou como o Atleta do Século. Em 1994, mais uma vez os jogadores brasileiros brilharam na Copa, ao receberem o título de tetracampeões. Em 2002, o Brasil voltou a assumir a posição de destaque, com a posse exclusiva do título de pentacampeão.

O Brasil foi o país escolhido para sediar a 20º edição da Copa do Mundo de 2014. Sediando o evento pela segunda vez, o Brasil representou os países sul-americanos depois de 36 anos sem que nenhuma Copa acontecesse nesse continente.
]
O 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil foi a pior derrota de um campeão mundial da história do futebol mundial. Nunca antes uma seleção que já tinha levantado a taça havia sido tão humilhada, em qualquer partida, em qualquer campeonato.(Raimunda Gil Schaeken – Tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro da Associação dos Escritores do Amazonas– ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.