Cultura

Dia da Cultura Cubana é celebrado com ´Mostra de Cinema´, em Manaus

Mostra de Cinema Cubano, em Manaus/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Em mais uma parceria de sucesso em prol da cultura universal, junto ao Consulado Geral da República de Cuba em Manaus, será realizada,  entre os dias 19 e 21 de outubro, no Teatro Gebes Medeiros, às 18h30, a Mostra de Cinema Cubano, com entrada gratuita, para celebrar o Dia da Cultura Cubana, comemorado dia 20 deste mês.
A iniciativa é local, com filmes selecionados pelo cônsul-geral de Cuba em Manaus, Turcios Miguel López, que lembra que esta será a segunda mostra realizada neste ano e tem como objetivo valorizar tudo o que representa esse país caribenho, que tem como marcas o socialismo, altas taxas de alfabetização e ótima política na área da saúde com consequência em boa expectativa média de vida.

Mostra de Cinema Cubano, em Manaus/Foto: Divulgação

Mostra de Cinema Cubano, em Manaus/Foto: Divulgação

De acordo com Turcios, os filmes selecionados estão relacionados, diretamente com o processo de luta de criação da nação cubada e começa dia 19/10, com o filme Kangamba (2008), que trata da participação de Cuba na guerra de independência da Angola. O segundo filme, “Cheiro de Carvalho”, a ser exibido dia 20/10, destaca a escravidão e a participação de Cuba na Revolução Haitiana e o terceiro e último filme da mostra, “El Benny”, exibido dia 21/10, volta-se para a área cultural, mostrando a vida de um famoso cantor de jazz cubano.

Sobre o Dia da Cultura Cubana

A celebração do Dia da Cultura Cubana na data de 20 de outubro foi instituída em 1980, em homenagem ao 20 de outubro de 1868, data em que as tropas de libertação popular cubanas, sob a direção de Carlos Manuel de Céspedes libertaram a cidade de Bayamo.

Foi quando o povo cubano, pela primeira vez, cantou o Hino Nacional, chamado “A Bayamesa”, expressando o espírito da independência em sua inflamada música e poesia patriótica, canto pleno à insurreição libertadora e à abolição da escravidão e manifestação artística desse profundo ato configurador da consciência cubana, expressão e símbolo mais alto e genuíno da cultura nacional.

Assim, a comemoração anual do Dia da Cultura cubana deve-se à necessidade de comemorar o surgimento da cultura independentista, abolicionista, anti-imperialista, voltada ao progresso social.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.