Amazonas Cultura

Dia do Folclore terá programação no Centro Cultural Povos da Amazônia

Centro Cultural receberá programação no Dia do Folclore/Foto: Arquivo
Centro Cultural receberá programação no Dia do Folclore/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação
Centro Cultural receberá programação no Dia do Folclore/Foto: Arquivo

                    Centro Cultural receberá programação no Dia do Folclore/Foto: Arquivo

O folclore brasileiro, recheado de lendas fantásticas e personagens incríveis, comemora aniversário no dia 22 de agosto! E, pensando nisso, foi preparada pela Secretaria de Estado de Cultura, uma programação especial, a ser levada a efeito Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com entrada gratuita.
Segundo a diretora do CCPA, Nazarene Maia, é importante que, por meio do folclore, se perpetuem os saberes tradicionais, que representam, na sua essência, o povo de uma determinada região. “Isso é preciso, para que as próximas gerações também tenham a chance de conhecer e propagar esta sabedoria de modo a enriquecê-la e torna-la única no mundo”, afirma.

Ja para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, afirma que a cultura de um povo tem uma maior presença nas suas lendas, mitos e criaturas fantásticas. “Um dos principais objetivos do CCPA é difundir a cultura e o modo de vida dos povos da Amazônia Legal, incluindo o folclore. E a nossa Amazônia tem um folclore riquíssimo, que será apresentado para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-lo”, afirma.

Programação

As atividades, realizadas pelo Centro Cultural dos Povos da Amazônia e desenvolvidas em parceria com o Museu do Homem do Norte, acontecerão das 8h às 14h, no Hall do Centro Cultural e no Auditório Gabriel Gentil, envolvendo contação de lendas do nosso folclore, brincadeiras de roda, e as corridas do Saci e do Curupira.

Além disso, também haverá confecção de máscaras de personagens folclóricos, oficina de pintura e exposição de livros escritos pelos amazonenses Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Reis. No Auditório Gabriel Gentil, haverá a palestra O Uso de Ervas Medicinais da Amazônia e a Conservação das Tradições Indígenas, com a aluna Beniza Castro, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Nilton Lins.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail gerenciatecnica@cultura.am.gov.br, da Gerência Técnica do Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 2123-5308 e 5311.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.