Entretenimento

Dia do professor ganha homenagem do Google com quadro escolar colorido

Redação
Escrito por Redação

O dia do professor 2015, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (15), ganhou uma homenagem animada do Google. Para celebrar os mestres, a logo do buscador foi substituída por um Doodle que remete a um quadro negro de escola, com cálculos de matemática, desenhos de átomos, planetas e até uma partitura de música – para celebrar todos os tipos de educadores. Em seu blog, a equipe do Google destaca a profissão como “uma das mais nobres e altruístas escolhas de todo o mundo”.

História

A origem da comemoração é muito antiga, e data desde 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas “escolas de primeiras letras”. Mas, foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores – o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro.

A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. Becker, que ficou conhecido pela frase “Professor é profissão, educador é missão”, sugeriu a data por ser o dia em que professores e alunos de Piracicaba, sua cidade natal, traziam doces de casa para comemorar.

A data foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar. Neste dia, não há aulas nas instituições de ensino, e os alunos costumam enviar mensagens e cartões para desejar um feliz dia do professor aos seus mestres preferidos.

(Olhar Digital)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.