Amazonas Cidades

Dia Mundial do Turismo terá ´Roda de Conversa´ e mostra o mercado, em Manaus

Manaus e o seu grande potencial turístico/Foto: Arquivo
Manaus e o seu grande potencial turístico/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação
Manaus e o seu grande potencial turístico/Foto: Arquivo

                              Manaus e o seu grande potencial turístico/Foto: Arquivo

O Dia Mundial do Turismo terá comemoração especial, a ser celebrado no dia 27 de setembro, destacando-se na programação, na segunda-feira (26), a “1ª Roda de Conversa: Turismo, Panorama Atual e Perspectivas”, no auditório Gabriel Gentil, Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), das 09h00 às 12h00, com entrada gratuita.
O evento reunirá coordenadores dos cursos de turismo de cinco universidades de Manaus, para discutir como está o mercado de trabalho na área de turismo e as perspectivas para os futuros turismólogos no Amazonas, destacando que a atividade contribui para a promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural e, tem na sustentabilidade ambiental um coadjuvante determinante para sua plena aplicação.

A ideia é criar novos eventos relacionados às mais diversas áreas que têm correlação com as atividades do CCPA e promover, com isso, debates, espaços para a discussão de ideias e propostas de solução para problemas, de moda a contribuir com o desenvolvimento cultural e turístico do estado, ressaltou a diretora do local, Nazarene Maia, que complementou ainda que “o bioma amazônico, em toda sua diversidade, é o cenário ideal para uma atividade que ofereça lazer, bem estar e cultura, revelando ao turista uma realidade diferenciada da sua vivência quotidiana, por meio da prática do ecoturismo ou do turismo de natureza”.

Programação

Ao todo, cinco universidades de Manaus – Fametro, Ciesa, Uninorte, Uninilton Lins e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – estarão representadas por seus coordenadores, para tratar sobre o tema “Turismo” na região, além da participação de acadêmicos dos cursos. A palestra de abertura será sobre “A formação continuada para o bacharel de Turismo: panorama atual e perspectivas”. Na sequência, acontecerá a premiação dos alunos vencedores do Prêmio Maria Helena Fonseca.

O encerramento do evento ficará por conta da destacada Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM), sob a regência do maestro Davi Nunes.

Prêmio

O prêmio Maria Helena de Souza Fonseca é uma homenagem aos 50 anos de contribuição da professora para o ensino e desenvolvimento do ensino de turismo no Amazonas.

Os alunos vencedores que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares tiveram que desenvolver um projeto de pesquisa na área, em duas categorias: “Ideias e soluções para empresas de turismo” e “Ideias e soluções para destinos ou atrativos turísticos”.

A ação foi uma iniciativa do Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA – LABOTUR), em parceria com a Associação Brasileira de Agências e Viagens (ABAV-AM), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AM) e Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo (Fecomércio).

Homenageada

Maria Helena de Souza Fonseca é graduada em Comunicação Social (1974), em Ciências Contábeis (1982) e especialista em Ecoturismo (1997) pela Universidade do Federal do Amazonas (IFAM). Atualmente, é professora do curso de Turismo da UEA, diretora administrativa da Lírio do Amazonas Viagens e Turismo LTDA, diretora do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Amazonas (SINDETUR), diretora da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), membro do Fórum Estadual de Turismo da Amazonastur e do Conselho Municipal de Turismo COMTUR/Manaus – Manauscult e ABAV-AM.

CCPA

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na Praça Francisco Pereira da Silva, s/nº – Crespo (antiga Bola da Suframa), administrado pela Secretaria de Estado de Cultura, é um espaço da que tem como finalidade pesquisar, valorizar, difundir e preservar as informações sobre os países da Amazônia Continental – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela-, além de estudar os que contemplam os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Brasileira ou Amazônia Legal. Atende a diversos públicos e visa a disseminação de cultura e conhecimento. Além de ter uma programação fixa com visitação às exposições, recebe eventos Institucionais como Congressos, Conferencias, Reuniões e Feiras.

O credenciamento para as Rodas de Conversa será realizado no dia do evento. Maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone 2123-5308/5311 ou e-mail: gerenciatecnica@cultura.am.gov.br

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.