Cidades

Dívida Pública é o foco do Sedifaz no seminário dessa sexta (21)

O Sedifaz deste ano vai colocar em pauta o Compliance Público/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

No Seminário do Dia do Servidor Fazendário, oficializado pela Lei 222 de 2014 do Estado do Amazonas, o Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam) convidou um dos maiores nomes do Brasil em Dívida Pública para falar sobre o tema, a auditora fiscal aposentada da Receita Federal, Maria Lúcia Fattorelli. No evento, que vai acontecer na manhã do dia 21 de outubro, Fattorelli vai responder: qual o tamanho da dívida? Para quem é pago? E, finalmente, como resolver o problema?

A auditora carrega em seu currículo experiências como: foi a única brasileira que compôs o comitê pela auditoria da dívida grega; participou da comissão para auditoria integral da dívida pública do Equador (Caic) 2007/2008 (onde conseguiu a anulação de 70% da dívida externa em títulos do Equador); realizou o assessoramento técnico à Comissão Parlamentar – CPI da Dívida Pública – na Câmara dos Deputados 2009/2010; é coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida.

Compliance Público

O Sedifaz deste ano também vai colocar em pauta o Compliance Público, o conjunto de ações criadas para, entre outros, impedir a corrupção. Os advogados Juliana Nascimento e Adriano Fonseca vão explicar as etapas desse processo.

O Sedifaz deste ano vai colocar em pauta o Compliance Público/Foto: Divulgação

O Sedifaz deste ano vai colocar em pauta o Compliance Público/Foto: Divulgação

É por meio do compliance que se amplia os controles internos e, dessa forma, é possível combater as fraudes nas organizações (instituições), a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

Programação

A expectativa é que os 280 lugares do auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas, sejam ocupados pelos servidores da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), vereadores da Câmara Municipal de Manaus, deputados estaduais, estudantes e professores universitários, especialmente, das áreas de economia, contabilidade e direito, parlamentares estaduais e municipais e toda a comunidade.

III Seminário do Dia do Servidor Fazendário (Sedifaz)/ 2016 8h.

Credenciamento 9h.

Abertura do evento 9h10.

Composição da mesa.

Foram convidados: o deputado estadual Adjuto Afonso, presidente da Comissão de Finanças Públicas da ALEAM; os vereadores da CMM Luis Mitoso e Elias Emanuel, presidente e vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento; Emerson Queirós, presidente do Sindicato dos Fazendários do Amazonas; Maria Lúcia Fattorelli, Juliana Nascimento e Adriano Fonseca, palestrantes do III Sedifaz. 9h25.

Palestra sobre Compliance Público com os advogados Juliana Nascimento e Adriano Fonseca 10h35.

Intervalo 11h45.

Palestra sobre a Dívida Pública com a Maria Lúcia Fattorelli 11h50.

A mesa responde questões do público 12h00.

Encerramento com sorteio de brinde para a plateia a partir de 12h.

Será entregue o certificado de 5h na saída do auditório.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.