Amazonas Cultura

Divulgados os vencedores da categoria ‘Prata’ do Festival Folclórico do Amazonas

A grande expectativa durante apuração/Foto: Ingrid Anne
L. Rougles
Escrito por L. Rougles

Os sete grupos vencedores da categoria Prata do 59º Festival Folclórico do Amazonas, receberam seus troféus no início da noite de ontem, segunda-feira (27), durante a apuração da primeira etapa da mostra competitiva, que ocorreu no auditório do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), com as apresentações realizadas entre os dias 17 e 24 de julho. Hoje, terça-feira, a partir das 14h00, será realizada a segunda etapa da apuração, no no CCPA.
Na primeira etapa foram anunciados os vendedores de sete categorias: Dança Nacional o prêmio foi para o gripo Café XV de Outubro; quem levou o primeiro lugar como  Dança Alternativa foi a Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas; A Tribo premiada foi a Cuxi Miraiba; o prêmio da tradicional Dança do Cacetinho foi para o grupo Waimiri Atroari; na categoria Quadrilha de Duelo a campeã foi Duelo Mosqueteiros na Roça; já a Ciranda Sonho Cirandeiro foi a melhor do festival;para finalizar, o primeiro lugar de Dança Internacional foi para Companhia Artística Caracalla.

A apuração da tarde de hoje (28), premiará os vencedores nas modalidades Dança Nordestina, Quadrilha Cômica, Quadrilha Tradicional, Garrote Regional e Garrote Tradicional. Os primeiros colocados em cada modalidade passam automaticamente a disputar na categoria Ouro no próximo ano, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Diversidade de temas e estilos

As apresentações da categoria Prata levaram à arena do CCPA diversos estilos, contando com temas que iam do humor à conscientização, como circo, o mundo encantado de Disney e até homofobia e a seca no Nordeste. Quadrilhas cômicas, danças nordestinas, cirandas e outras modalidades fizeram a festa durante os oito dias de apresentações. Nos dois últimos dias de festival, 25 e 26 de julho, os grupos da mostra folclórica não-competitiva também puderam apresentar seu trabalho ao público.

A família Carvalho foi uma das brincantes do evento. O pai, Luís Carlos Carvalho, acompanhado da mãe e da filha, contou que há 10 anos toda a família participa do festival. “Isso significa união pra gente. Passamos o ano inteiro esperando pelo festival, pois é uma diversão em família”, afirmou. Já seu Edil Lira, coordenador da Dança Nordestina Nordeste Sangrento, um dos grupos que se apresentou na arena, destacou a importância do evento. “Esse é o momento de mostrar o nosso trabalho, e ter orgulho do que a nossa comunidade produziu”, ressaltou.

O 59º Festival Folclórico do Amazonas foi realizado pela segunda vez por meio de parceria entre a Manauscult e a SEC, e agitou a arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia de 3 a 26 de julho, em quase um mês de apresentações.

1ª etapa dos Vencedores da Categoria Prata

Dança Nacional – Café XV de Outubro;

Dança Alternativa – Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas;

Tribo – Cuxi Miraiba;

Dança Cacetinho – Waimiri Atroari;

Quadrilha de Duelo – Mosqueteiros na Roça;

Ciranda – Sonho Cirandeiro;

Dança Internacional – Companhia Artística Caracalla;

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.