Amazonas Cidades

Dois últimos municípios deixam a lista de Emergência da Defesa Civil-AM

Ajuda chega à Canutama/Foto: DC-AM
Redação
Escrito por Redação

Silves e Autazes, localizados na calha do Médio Amazonas, são os últimos municípios a deixar a lista emergencial da Defesa Civil do Estado, por conta da enchente deste ano. Com os decretos de Calamidade Pública e de Situação de Emergência das 48 cidades concluídos em dezembro, o órgão encerra o ciclo de atendimento aos afetados, que em 2015 bateu recorde no envio de ajuda humanitária.
“Encerramos o ciclo da enchente com 100% de atendimento aos municípios atingidos, o que garantiu o retorno à normalidade social das famílias prejudicadas pela cheia”, afirmou o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Junior.

Para os 9,863 mil afetados em Silves e Autazes, o Governo do Estado destinou, durante o período emergencial, 39 toneladas de alimentos, kits medicamentos, hipoclorito de sódio para a purificação da água e madeira. As cidades receberam ainda kits de limpeza como parte das ações da “Operação Vazante”.

Ao todo, este ano, foram 460.191 pessoas afetadas em 46 municípios que decretaram Situação de Emergência e dois (Boca do Acre e Anamã), Estado de Calamidade Pública.

Recorde histórico de ajuda humanitária em 2015 –  Um montante de 1,400 toneladas de alimentos não perecíveis e ainda de kits dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kits de higiene pessoal, medicamentos, filtros de água, água potável, hipoclorito de sódio e madeira para a construção de pontes e marombas, foram distribuídos para as famílias afetadas.

O volume de produtos garantiu um recorde ao Estado, como a maior ajuda humanitária realizada em toda a história de desastres naturais no Amazonas. Vinte sete municípios também foram contemplados com o repasse financeiro do Governo no valor total de  R$ 7,550 milhões para ações de socorro.

Operação Vazante – O órgão também desencadeou esse ano, no mês de agosto, a “Operação Vazante, para apoiar as cidades no período pós-enchente, onde foram distribuídos 22 mil kit´s de limpeza para 40 municípios.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.