Cultura

Dragões invadem o Shopping Ponta Negra em exposição internacional

dragoes-ponta-negra
Redação
Escrito por Redação

Os dragões aparecem em lendas, contos, livros, filmes, séries de TV, músicas, pinturas, no horóscopo e também na cultura oriental, como significado de sabedoria, força proteção e riqueza. E esse mundo mítico invadirá o Shopping Ponta Negra, que completa dois anos de operação e comemora abrindo neste sábado (8) a “Exposição Internacional – Dragões”, recém chegada no país, e que vem especialmente para o público amazonense conferir de perto 10 réplicas dessas criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. A mostra é gratuita e acontece até o dia 15 de setembro.

De acordo com Rafael Fiedler, gerente de marketing do Shopping Ponta Negra, a produtora de espetáculos ArtBHZ é a responsável pela montagem da exposição no País. A estreia da mostra em Manaus será no Ponta Negra e trará aos clientes do centro de compras uma experiência diferenciada de entretenimento e cultura.

“Essas criaturas fascinantes e poderosas que dão a ideia de força, controle e liberdade, fazem parte da imaginação de crianças e adultos. Sem dúvida, a exposição encantará os visitantes e será uma opção de diversão com o clima de aventura e emoção para toda a família”, disse o gerente.

Rafael adianta que a exposição traz dragões, de até aproximadamente sete metros de comprimento, que possuem sons, movimentos de tórax, asas e soltando fumaça, e que ficarão espalhados pelo centro de compras em ambientações que buscam reproduzir o habitat dessas feras.

O público conhecerá a variedade de dragões existentes em histórias e mitos, entre eles, Dragão Guardião, Dragão das Trevas, Dragão de Batalha, Dragão Fada, Dragão Vermelho e O Grande Dragão Verde. A mostra ainda conta com um dragão interativo, que pode ser “montado” pelas crianças, além de um quiosque para informações e venda de souvenires.

Sobre Dragões

Segundo a produtora ArtBHZ, muito se discute a respeito do que poderia ter dado origem aos mitos sobre dragões em diversos lugares do mundo. “Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões”.

Por terem formas relativamente grande, geralmente, é comum que estas criaturas apareçam como adversários mitológicos de heróis lendários ou deuses em grandes épicos que eram contados pelos povos antigos, mas esta não é a situação em todos os mitos onde estão presentes. É comum também que sejam responsáveis por diversas tarefas míticas, como a sustentação do mundo ou o controle de fenômenos climáticos. Em qualquer forma, e em qualquer papel mítico, no entanto, os dragões estão presentes em milhares de culturas ao redor do mundo.

Na modernidade, os dragões se tornaram um símbolo atrativo para a juventude. São criaturas poderosas que dão a ideia de força e controle, ao mesmo tempo que a capacidade de voar remete à ideia de liberdade. O dragão desenhado no estilo oriental é parte quase obrigatória de logotipos de academias de artes marciais, dentre outros motivos pela sua ligação com a história dos países asiáticos onde estes esportes surgiram.

“Os dragões representam, em parte, a liberdade e o poder que o homem deseja atingir. Ainda não se conseguiu explicar como é que a ideia de uma criatura, com asas, sopro de fogo, escamas e potencialmente mágica, pode chegar a culturas tão distantes e diferentes como a China Antiga ou os Maias e os Astecas, qualquer que seja a cultura sua lenda é sempre cercada de magia e mistério”, destaca Leonardo Guelman, Produtor responsável pela mostra.

Exposição Internacional - Dragões.

Exposição Internacional – Dragões.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.