Amazonas Esportes

Elysa e Leonardo brilham no Troféu ´Waldir Oliveira´ de natação, na PN

Elysa no pódio feminino/Foto: Antonio Lima
Redação
Escrito por Redação

Os amazonenses Elysa Oliveira e Leonardo Brasil foram absolutos na 1º Etapa do Circuito Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas, Troféu Waldir de Oliveira, na manhã de ontem (22), na praia da Ponta Negra, pela categoria principal. Com o percurso de 2,5 km, a competição contou com a participação de 50 atletas.
Disputando há três anos circuitos em águas abertas, esta foi a primeira vez que Elysa, de 14 anos, participou do Troféu Waldir Oliveira e, de cara, dominou de ponta a ponta, as duas voltas da prova, marcando 39min12seg, chegando com tranquilidade, em relação à segunda e terceira colocadas, Luciana Kalvon e Siomara Viera, que fecharam a prova em 49min10seg e 51min20seg, respectivamente.

“Estou muito feliz, pois este resultado superou as minhas expectativas. É lógico que eu treino para me destacar, mas esta prova é bastante puxada e qualquer erro pode comprometer o resultado”, disse Elysa, que vem colecionando medalhas nos últimos dias. Isso porque, na sexta-feira e no sábado, 20 e 21, ela disputou a Copa Amazônia – Troféu Leônidas Marques, no Sesi,  e faturou ouro em todas as seis provas que encarou, sendo 200 e 400 medley, 400 e 200m costas e 400 e 800m livres.

Leo recupera e é ouro

No certame para quem ocuparia o lugar mais alto do pódio pela Absoluto Masculino, Leonardo Brasil mostrou fibra e após a primeira volta parelha com Caio Sakamoto e Vitor Gadelha, o nadador conseguiu ultrapassar seus adversários no meio da segunda volta e disparou rumo à chegada, cravando 34min07seg.

“Na segunda volta, bem no início, eu ainda tive que ajeitar o óculos, mas eu consegui recuperar, mantive meu psicológico, e consegui vencer”, contou Leonardo, que no final do ano pretende disputar a Travessia Almirante Tamandaré

Assim como Elysa, o jovem de 18 anos fechou o final de semana com chave de ouro, pois se deu bem na Copa Amazônica, ao conquistar a primeira colocação pelos 1.500m, 400m e 400m livres. “Eu estava bem cansado para fazer a Maratona hoje (domingo), pois participei e medalhei na Copa Amazônica, mas todo o esforço valeu a pena”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Victor Façanha, mais conhecido como Botinho, os resultados de Elysa e Leonardo nas duas competições – Maratona e Copa os classificaram para Norte e Nordeste em Fortaleza, dia 29 de junho.

“Esses dois atletas são os dois novos fenômenos da natação amazonense e vem colhendo frutos da intensa dedicação nos últimos anos. Eles prometem se destacar ainda mais no decorrer deste e próximos anos e são nossas promessas na competição de Fortaleza”, considerou Botinho, que também é treinador da ‘dupla de ouro’, pela equipe La Salle.

Simplício no pódio

Outro que também mostrou força diante do imponente Rio Negro foi o nadador Simplício Campos, que competiu pela categoria Pessoas com Deficiência (PCDs). O paratleta completou a prova em 58min46seg, bem à frente do segundo colocado, Alexandre Batista, que terminou em 1h09min40seg.

“Gostei do meu tempo, era para esta marca que eu estava trabalhando e participo da prova também para divulgar a Maratona para as pessoas com deficiência, pois o número de participantes nesta categoria ainda é restrito e queremos mais competitividade para os próximos anos. Meu objetivo é mostrar que nós, PCDs, também podemos realizar a competição em águas abertas”, disse Simplício, que no dia 19 de junho vai conduzir a Tocha Olímpica, em Manaus e, antes, 04 de junho, disputa os Jogos Abertos de Fortaleza, que pode credenciá-lo para o Brasileiro 2016.

”O Brasileiro vai ser importantíssimo para mim, pois esta será a última prova do ano que classifica para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e eu ainda tenho esperança de representar meu País no maior evento esportivo do mundo”, declarou.

....e Leonardo, absoluto no masculino/Foto: Antonio Lima

….e Leonardo, absoluto no masculino/Foto: Antonio Lima

Resultado Absoluto Masculino

1- Leonardo Brasil- 34min07seg

2-Caio Sakamoto – 34min46seg

3 – Vitor Gadelha – 34min50seg

Resultado Absoluto Feminino

1-Elysa Oliveira -39min12seg

2-Luciana Kalvon – 49min10seg

3- Siomara Vieira- 51min20seg

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.