Amazônia Rondônia

Em Rondônia oito municípios estão em estado de alerta para dengue

Rondonia-dengue
Redação
Escrito por Redação

De acordo com o balanço divulgado pelo Boletim Epidemiológico para monitoramento da dengue, no período de 3 a 31 de janeiro deste ano, foram notificados 1.744 casos de dengue em Rondônia, um aumento de 159,52% com relação ao mesmo período de 2015, que foram 672 casos da doença.

São oito municípios em estado de alerta: Buritis, Cabixi, Chupinguaia, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste e São Miguel do Guaporé.

Foram confirmados quatro casos de chikungunya, todos importados de outros estados, nos municípios de Porto Velho (2), Vilhena (1) e Cacoal (1). Com relação ao Zika Vírus, foram confirmados quatro casos, nos municípios de Vilhena (1), Alto Alegre dos Parecis (2) e Alta Floresta (1).

Também foram realizadas capacitações de agentes multiplicadores da educação e atenção básica, capacitações em manejo de amostras: armazenamento e transporte em nitrogênio líquido para as equipes da assistência e diagnóstico, palestras educativas, apoio aos municípios na distribuição de material educativo (cartazes, folders para população) e ainda, coletes para os agentes de saúde.

O secretário de Saúde, Williames Pimentel, destacou que outra ação do governo foi assinar o decreto de situação de emergência em Rondônia para agilizar o trâmite dos recursos que as 52 prefeituras receberão do Ministério da Saúde (MS) para implementar ações contingenciais de vigilância, prevenção e controle de epidemias, e de combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Estamos fazendo a nossa parte mais é preciso que a população se sensibilize para fazer a prevenção e ser um agente vigilante da proliferação do mosquito e os municípios não podem mais falhar nas ações de prevenção. Temos que intensificar a vigilância nos criadouros permanentes”, alertou Pimentel.

Fonte: Rondiniagora

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.