Amazônia Roraima

Em Roraima Defesa Civil Municipal alerta banhistas durante estiagem

estiagem-de-Roraima
Redação
Escrito por Redação

Apesar das eventuais chuvas ocorridas nas últimas semanas em Boa Vista, o Estado de Roraima ainda se encontra num período de estiagem. O nível do Rio Branco está baixo e, por isso, quem frequenta os principais balneários da capital devem continuar tomando os devidos cuidados para sua própria segurança. O alerta é da Defesa Civil Municipal.

De acordo com o coordenador da instituição, Amarildo Gomes, muitas pessoas aproveitam que o volume de águas está baixo e por isso tomam atitudes como atravessar os rios a pé. Tal prática deve ser evitada, levando em consideração os perigos que isso representa.

“Existem muitos buracos que se formam naturalmente ou que são feitos por conta de escavações feitas por empresas para coleta de materiais geológicos. Sendo assim, a pessoa corre o risco de afundar nesses lugares se não tiver cuidado. Por isso, nossa recomendação é que os banhistas evitem essa prática, ficando em áreas seguras e visíveis dos rios”, disse.

Outra prática bastante comum são jovens e adolescentes que saltam de árvores ou barrancos. A Defesa Civil Municipal ressalta que o risco de acidentes é grande, considerando o baixo volume das águas. “A pessoa pode imaginar que há profundidade, mas pode sofrer alguma fratura ou trauma ao ter o contato com o solo. Estamos sempre advertindo quem comete esse tipo de ação, como garantia da segurança deles”, alertou.

A Defesa Civil Municipal possui equipes de guarda-vidas nos balneários Caçari, Caranã e Cauamé, aos finais de semana e feriados, das 13h às 18h. Além de estarem em alerta para atuar em casos de afogamentos ou outros acidentes, estes também fazem recomendação de seguranças aos banhistas, além de orientar quanto à limpeza e preservação do meio ambiente.

PERÍODO DE CHUVAS
De acordo com o 1º Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia, que monitora o clima dos estados do Amazonas, Roraima e Amapá, a previsão trimestral (fevereiro, março e abril) indica chuvas abaixo da média para todo estado.

“Para Boa Vista, em janeiro deste ano não houve registro de chuva na estação do INMET, sendo que o normal seria de 4 a 31 milímetros de chuva acumulada. Já em fevereiro, até as 8h da quarta-feira, 24, o acumulado estava em 28,5mm, volume considerado normal para o período, que é de 3 a 25,7mm para o mesmo período, de 24 dias”, afirmou Gustavo Ribeiro, meteorologista do Inmet.

Além disso, no mês, o normal de precipitação é de 4 a 30 milímetros. Já para o mês de março, a previsão também será de chuvas abaixo da média. “Em Roraima, quanto mais para o norte, menor é o volume esperado de chuva”, ressaltou o meteorologista.

(Folha de Boa Vista)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.