Amazonas Destaques Política

Embaixada da Colômbia conhece projetos e ações do governo do AM

José Melo recebe embaixadora Patrícia Cárdenas/Foto: Nathalia Brasil
Redação
Escrito por Redação

A embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, foi recebida, pelo governador José Melo, na sede do governo do Amazonas, visita que teve o objetivo de conhecer os projetos e ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Essa foi a terceira visita de delegações estrangeiras ao Governo Estadual, nesta semana, para tratar de futuros acordos bilaterais visando o crescimento socioeconômico do Estado.

Durante a reunião, o governador José Melo apresentou para a embaixadora o Programa de Telessaúde do Amazonas, adotado há cinco anos pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e que tem sido uma importante ferramenta para oferecer serviços especializados de saúde à população do interior. José Melo também pontuou os resultados do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que possibilita a transmissão de aulas via satélite para comunidades do interior, facilitando o acesso ao ensino de qualidade.

“Ficamos muito felizes em ver que aquilo que foi objeto de avanços para nossa população já saiu das nossas fronteiras. E a embaixadora Patrícia Cárdenas pediu para conhecer mais sobre nossos trabalhos e projetos. Mas o encontro foi também uma oportunidade para estreitarmos a relação que existe entre Brasil e Colômbia por conta das fronteiras, uma vez que interessa à Colômbia os produtos da Zona Franca de Manaus e a venda dos produtos deles em nossa região”, afirmou José Melo.

A embaixadora da Colômbia solicitou ao governador uma visita nas estruturas da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), referência no tratamento de doenças tropicais, bem como às instalações do Centro de Mídias da Seduc, no bairro do Japiim, zona centro-sul da capital. A embaixadora também agendou reunião com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, para conhecer o trabalho da instituição.

Acordos comerciais – Nessa quarta-feira, 18, o governador José Melo também recebeu, na sede do Governo, as comitivas do Peru e Israel para tratar de futuros acordos comerciais entre o Amazonas e os dois países. Com a delegação do Peru, ficou acordado que um grupo de trabalho será formado com técnicos do Governo do Estado e do país vizinho para inicialmente mapear todas as potencialidades de negócios entre os dois mercados e, posteriormente, elaborar os documentos de cooperação comercial.

José Melo destacou que o Peru tem todas as condições de se tornar um grande importador dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus, como telefones celulares, computadores e televisores. O governador se comprometeu em intermediar, junto à bancada federal em Brasília e o Governo Federal, formas de diminuir a burocracia que impede que Brasil e Peru realizem um maior número de acordos comerciais.

Em reunião com o embaixador de Israel, Reda Mansour, o governador José Melo conheceu o projeto da empresa de tecnologia israelense Mobileye, que produz softwares e câmeras que previnem acidentes de veículos. A empresa estuda a implantação de uma unidade no Brasil e a Zona Franca de Manaus tem chances de abrigar este investimento.

“Mesmo a despeito da crise, todos estão interessados na Zona Franca de Manaus porque ela representa 56 anos de incentivos. Acabando a guerra fiscal temos um porto seguro muito forte para os empresários virem aqui para investir. Foram três visitas muito importantes que olham o futuro para nosso povo”, destacou o governador José Melo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.