Amazonas Cidades

Empresário amazonense assume consulado da Bélgica no Amazonas

Empresário Clifford Nelson/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O empresário amazonense Clifford Nelson Ruiz de Oliveira, de 42 anos, assume na quinta-feira (23), como novo cônsul honorário da Bélgica no Amazonas, em evento a ser realizado às 21h00, no Teatro do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos em Manaus (Icbeu), no Centro, contando com a presença do Embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets e autoridades locais convidadas.
Formado em engenharia civil pela PUC-PR, Clifford Nelson, atuou na área portuária, no mercado da construção civil e atualmente na área do mercado imobiliário. Além do Amazonas, o consulado tem circunscrição nos Estados do  Acre, Roraima e Rondônia.

Mesmo não sendo de origem Belga, a escolha do nome do amazonense Clifford Nelson foi por um processo de seleção, que teve como foco encontrar um cônsul com perfil técnico e empresarial para aumentar os laços empresariais e de negócios, cultura e ciência da Bélgica com o Amazonas e Estados da Região Norte. “A ideia é fortalecer ainda mais a ligação da Bélgica com o Norte, principalmente, na área de negócios. A Bélgica é um País de muita exportação e possui um dos maiores portos do mundo, o que favorece troca de tecnologias e novos negócios para o nosso Estado, por exemplo”, disse Clfford.

No Brasil, a Bélgica é bastante conhecida na área cultural e gastronômica. As cervejas e o chocolate belga são considerados os melhores do mundo. “Por meio do consulado, temos algumas ações que podem ser feitas para estreitar esse relacionamento e aumentar o conhecimento do Norte em Geral sobre o País, como a concessão de bolsas de estudo para estudar na Bélgica e ainda maior entrosamento com as empresas de origem Belga que estão instaladas no Polo Industrial de Manaus”, destacou Clifford.

Clifford Nelson substitui Hugo Deschoolmeester, empresário aposentado e nomeado Cônsul honorário da Bélgica em Manaus pelo Rei dos Belgas no dia 21 de setembro de 1984. Pelos 32 anos de dedicação, o embaixador Jozef Smets irá também condecorará Hugo com o título honorífico de Officier de l’Ordre de la Couronne, atribuído em reconhecimento aos serviços leais ao Reino da Bélgica.

Noite cultural

Para marcar a data, o Embaixador da Bélgica Jozef Smets aproveitará a ocasião para oferecer uma noite cultural, celebrando o jazz, com o renomado saxofonista belga Nicolas Kummert, acompanhado pelo pianista belga Igor Géhénot. O duo de artistas que juntam versatilidade, lucidez e melodia expressam a visão contemporânea que têm do jazz, como forma de arte improvisada no encontro de todos os gêneros musicais da história.

Nascidos respectivamente em Liège e Namur, esses dois jovens músicos de jazz são excelentes exemplos do quão rica e internacionalmente apreciada é a Bélgica. De diferentes formações, eles estão constantemente em turnês pelo mundo, sempre enriquecendo suas músicas a cada novo encontro.

O concerto, aberto ao público e realizado no Teatro do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, apresenta mais uma vez a cultura musical belga, como já foi o caso em 2015, quando o Teatro de Amazonas acolheu as laureadas do Concurso da Rainha Elizabeth durante uma turnê organizada pelo Brasil. Em 2015, a cidade de Manaus ofereceu o cenário perfeito para receber esta iniciativa cultural que marcou o início de uma cooperação cultural belgo-amazonense.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.