Amazonas Economia

Empresários brasileiros e alemães encaminham lista de prioridades à Dilma e Merkel

Indústrias são prejudicadas com a bitributação/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI, na sigla em alemão), entregam às chefes de Estado Dilma Rousseff e Angela Merkel, ontem (20), uma lista de prioridades para facilitar o comércio entre Brasil e Alemanha. Para as entidades, os dois países devem retomar o mais rapidamente possível as negociações de um acordo para evitar a dupla tributação. Até 2005, Brasil e Alemanha tinham esse acordo, no entanto, o tratado deixou de ter validade a pedido da Alemanha.
Pesquisa da CNI mostra que, pelo menos, 64% das indústrias brasileiras são prejudicadas pela ausência de acordos de bitributação. No estudo, exportadores brasileiros consideram importante o Brasil assinar novos acordos para o fim da bitributação e elegeram a Alemanha como mercado prioritário. Os industriais destacam que a bitributação onera as atividades das empresas nacionais, reduz as exportações e afeta diretamente a produtividade.

A CNI e a BDI pediram ainda que a presidente Dilma Rousseff e a chanceler Angela Merkel liderem as negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia. As entidades afirmam que uma troca de ofertas até o fim deste ano é essencial para estreitar as relações comerciais e melhorar a cooperação nas cadeias globais de valor.

Além disso, outro fator importante para elevar a competitividade dos produtos brasileiros é a negociação de um acordo de reconhecimento mútuo do programa Operador Econômico Autorizado brasileiro e europeu. O Operador Econômico Autorizado é um certificado das aduanas que reduz o tempo e o custo de despacho nos portos. Ainda em implementação no Brasil, o programa existe em 60 países e precisa ser reconhecido em outros mercados para evitar a duplicidade de controle de seguranças e contribuir para a facilitação da verificação de mercadorias que circulam na cadeia logística internacional.

No esforço de desenvolver as relações empresariais e econômicas entre os dois países, a CNI e a BDI realizam 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Joinville, em Santa Catarina, com o tema Cooperação para Superar Desafios, entre os dias 20 e 22 de setembro. O evento tem o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.