Amazônia Roraima

Ensino médio da rede privada de Roraima é o único a atingir meta do Ideb no país

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública/Foto: Divulgação

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública/Foto: Divulgação

Das 27 unidades da federação, apenas o ensino médio da instituições privadas de Roraima alcançaram a meta para 2015 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) , conforme divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC).

Apesar da nota positiva, os primeiros anos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), da rede privada ficaram em alerta, faltando apenas 0,3 pontos alcançar a meta. O mesmo ocorreu com os anos finais (do 6º ao 9º ano) que tiveram nota 6,1; 0,4 a menos do que o proposto pelo Ideb.

Rede estadual de ensino
Já o ensino médio da rede estadual não alcançou a meta do Ideb e apresentou rendimento de apenas 3,4 sendo que meta era 4,2. Mesmo assim, a modalidade de ensino apresentou um pequeno avanço com base no levantamento de realizado em 2013 e teve aumento de 0,2 pontos.

Segundo o levantamento, os anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do estado, tiveram desempenho conforme o proposto pelo Ideb 2015 com nota 5,1. Os anos finais apresentaram resultados abaixo da meta com 3,4 pontos, quando deveria alcançar 4,4.

Dos 13 municípios pesquisados no estado, oito tiveram resultados positivos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública.

Por outro lado, nenhum município onde foi realizado o levantamento atingiu a meta nos anos finais do ensino fundamental, ou seja, as turmas do 6º ao 9º ano, não apresentaram resultados.
Em âmbito nacional o país não alcançou as metas estabelecidas para os ensinos do 6º ao 9º ano, e ensino médio. A nota mínima para ensino fundamental era de 4,7, mas oresultado apresentado foi de 4,5. No ensino médio, a meta era 4,3 e o resultado foi 3,7, nota estagnada desde 2011, segundo o MEC.

Avaliação
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede pública, por exemplo, é de uma nota 5,7. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

(Jornal Floripa)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.