Amazonas Cultura

Escritor Jaime Diakara é o convidado de Programa ‘Mania de Ler’

Programa " Mania de Ler", nas Escolas Públicas"/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Estudantes de escolas públicas do Amazonas têm a oportunidade de conversar com autores de obras amazonenses no ”Projeto Encontro com o Escritor” do programa “Mania de Ler”, que terá nova edição na quinta-feira (29), às 10h00, na Escola Estadual Maria de Lourdes Arruda, na rua Tomas Antônio Gonzaga, no Alvorada II – Conjunto Promorar.

O escritor convidado desta vez é Jaime Diakara, que falará sobre sua obra “WaímũrãKi´tiakã – Histórinhas dos Animais”, contemplada com o PROARTE LITERATURA 2013, da Secretaria de Estado de Cultura.

A obra em debate “Waímurãki‘tiakã – Historinhas dos Animais” traduz elementos da narrativa das histórias tradicionais dos povos indígenas da etnia desâna do alto rio Negro e caminha para além dos elementos orais perpassados pelo tempo.

O texto retrata a vivência pessoal do autor e valoriza a história do seu povo, com discurso permeado de conteúdo simbólico que alcança o público infantojuvenil.

O objetivo do projeto “Encontro com o Escritor” é despertar o interesse pela leitura e promover o contato de autores amazonenses com os alunos, estimulando o surgimento de novos autores, por meio da realização de encontros e debates sobre a produção literária em nossa região nas escolas da rede pública de ensino.

Programa “Mania de Ler”

O “Programa Mania de Ler” possui cerca de 2000 obras dividas entre: literatura infantil, infanto-juvenil, literatura amazonense, além de livros infantis em Braille, promovendo, dessa forma, a acessibilidade e a inclusão de crianças e jovens deficientes visuais.

No programa, existe o projeto “Biblioteca Volante”, realizado por meio de três kombis adaptadas, que homenageiam os escritores Aníbal Beça e Elson Farias, além do ex-secretário de Educação, Vinícius Câmara.As bibliotecas volantes se deslocam para vários bairros de Manaus, com uma estrutura que tem mesas, cadeiras, expositores de livros, baú de gibis, entre outros materiais didáticos em suas visitas.

Toda ação é acompanhada por uma equipe treinada pela Secretaria de Cultura para realizar atividades como leitura de contos infantis para as crianças que ainda não sabem ler, palestra sobre a importância dos livros, entre outras atividades que incentivam a leitura.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.