Mundo

Estado Islâmico construiu rede de túneis sob cidade iraquiana

Túnel construido pelo EI, son Sinjar/Foto: AP
Redação
Escrito por Redação

Sob a cidade iraquiana de Sinjar, o grupo extremista Estado Islâmico construiu uma rede de túneis com espaço para dormir, com eletricidade e fortificados com sacos de areia. Também havia caixas de munição frabricadas nos Estados Unidos, medicamentos e cópias do Corão.
A Associated Press obteve um vídeo dos túneis, descobertos por forças curdas que tomaram a cidade no nordeste do Iraque no início deste ano, depois de mais de um ano nas mãos da milícia radical.

— Achamos enre 30 e 40 túneis dentro de Sinjar. Era como uma rede dentro da cidade — disse Shamo Eado, um comandante dos combatentes curdos iraquianos da localidade. — O Estado Islâmico escavou trincheiras com o fim de se esconder dos ataques aéreos e ter livre movimento subterrâneo, assim como armazenar armas e explosivos. Este era seu arsenal militar — acrescentou.

O vídeo, filmado por um profissional independente que percorreu o povoado com os combatentes curdos, mostra dois túneis que se estendem por centenas de metros. Cada um começa e termina em alguma casa.

Os túneis estreitos escavados na rocha têm altura apenas para um homem estar de pé dentro deles. Nos muros há fileiras de sacos de areia, cabos elétricos para fornecer eletricidade para ventiladores e estruturas de metal que reforçam o teto. Cópas empoeiradas do Corão estavam em cima de pilhas de cobertores e travesseiros. No piso podem ser vistos medicamentos que requerem receitas médicas, como analgésicos e antibióticos.

Em outra seção do túnel, imagens mostram estoques de munições, incluídos cartuchos de fabricação americana e ferramentas para fabricar bombas.

O autoproclamado Estado Islâmico se apoderou de Sinjar em agosto de 2014.(O Globo)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.