Amazonas Cidades Educação

Estiagem suspende aulas nas escolas de São Gabriel e Santa Izabel

Situação em São Gabriel, com a estiagem/Foto: Divulgação
Situação em São Gabriel, com a estiagem/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), decidiu suspender as aulas nas escolas dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e da zona rural de Santa Izabel do Rio Negro, por conta da estiagem.
De acordo com a Seduc, logo que retomarem suas atividades, as escolas com aulas paralisadas por conta estiagem adotarão um calendário letivo especial de modo a repor todos os dias cujas aulas foram interrompidas.

De acordo com o Serviço Hidrológico do Brasil (CPRM), só nos primeiro 13 dias de fevereiro, o nível do Rio Negro diminui 40 centímetros.

A régua instalada no Porto de Manaus, a cota chegou a 19,74 m na terça-feira (16). De acordo com dados do Porto, o nível subiu apenas 1 cm no dia 2 de fevereiro, ficando estável no dia seguinte. Desde o dia 4 até esta terça-feira, o rio tem baixado entre 1 e 5 cm todos os dias.

Alguns municípios da calha do Negro estão em situação de emergência por conta da estiagem.

Na região do Alto Rio Negro, a situação é  parecida prejudicando o transporte fluvial, a  produção agrícola e agora as escolas públicas.  Presidente Figueiredo vive a mesma situação  com a seca dos mananciais que está deixando em nível crítico as  famosas cachoeiras e corredeiras.
Tudo isso vem sendo causado pela mudança climática provocada pelo fenômeno El Niño.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.