Cidades

Estudantes criam aplicativo para gerenciar consumo de energia, em Universidade

Arthur e Jean(foto), Manuel e Rivail, desenvolveram o aplicativo/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Quatro alunos finalistas do curso de Ciência da Computação, do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate, desenvolveram um software para gerenciar o consumo de energia elétrica dos equipamentos das salas de aula.
Artur Júnior, Jean Santana, Manuel Silva e Rivail Santos, orientados pelos professores Orlewilson Bentes e Aurea Melo, desenvolveram o projeto “Automatização de controle de ar-condicionado”, que acabou sendo implantado também em lâmpadas, reduzindo ainda mais o consumo.

“A ideia surgiu porque eu e o Júnior trabalhamos na área de automação. Percebemos a necessidade de uma ferramenta assim e junto com algumas pesquisas na internet resolvemos criar o aplicativo”, destacou Jean Santana.

Arthur e Jean(foto), Manuel e Rivail, desenvolveram o aplicativo/Foto: Divulgação

Artur e Jean(foto), Manuel e Rivail, desenvolveram o aplicativo/Foto: Divulgação

A programação do aplicativo possibilitará que o gestor, supervisor ou o responsável pelo controle dos equipamentos ligue ou desligue tudo de qualquer lugar, sem que um funcionário tenha que percorrer andar por andar.

Com a ferramenta, os profissionais contratados para o horário noturno não precisarão passar do horário de trabalho. “Hoje você tem um profissional exclusivo para que antes das aulas ele saia ligando todos os andares, sendo que toda vez é necessário ter o controle impresso de salas que não terão aula. Com esse aplicativo, o supervisor terá controle sobre o processo sem sair da sala de operações”, afirmou a professora Aurea Melo.

Com o aplicativo, o sistema de iluminação e refrigeração da unidade terá como ser acionado e automatizado pela internet. O sistema web se responsabilizará pelas solicitações encaminhadas pelo usuário que será recebido pelo Arduino Mega que irá processar e acionar os relés, assim executando as rotinas programadas.

A implantação do projeto será realizada dentro da instituição e os alunos serão acompanhados por responsáveis do setor de operações da UniNorte.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.