Amazonas Cultura

Estudantes do Amazonas retratam diversidade cultural do Brasil

Estudantes da Escola Gabrielli Cogels, no Puraquequara, em Manaus/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

A culinária, os costumes, tradições, as manifestações artísticas e demais elementos da formação cultural dos estados brasileiros, foram retratados pelos estudantes da escola estadual de tempo integral Irmã Gabrielle Cogels, na rua Barroso, bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. durante a 2ª mostra de arte da instituição.
Com a atividade pedagógica, a escola investiu na pesquisa para fortalecer junto aos seus alunos a aprendizagem de disciplinas como Geografia, História e Literatura. A iniciativa mobilizou os 442 estudantes matriculados no ensino fundamental e ensino médio da unidade de ensino.

O trabalho realizado pelos estudantes envolveu pesquisas bibliográficas de 12 estados brasileiros. Para ilustrar a diversidade cultural destes estados, os alunos elaboraram maquetes, trabalharam a exposição e degustação de comidas típicas, telas pinturas e protagonizaram números musicais e de dança.

“A atividade teve como objetivo principal possibilitar aos alunos, por meio da pesquisa, um conhecimento mais preciso sobre a cultura e diversidade do nosso país e seus estados”, disse a gestora da escola, professora Darcy Vasconcelos, acrescentando que a participação e apoio dos familiares dos alunos foi fundamental para o êxito do evento escolar.

Para a aluna do 2º ano de ensino médio, Emily Rodrigues, de 16 anos, a atividade contribuiu para um maior aprofundamento sobre a cultura do próprio estado. “Minha turma ficou responsável pela pesquisa e exposição sobre o Amazonas. Nessa mostra, aprendi muito sobre o lugar onde vivemos: sua cultura, história e características sociais. Participar desse trabalho foi fundamental para o meu aprendizado sobre estes temas”, disse a aluna.

Já Salomão Almeida, de 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio cuja turma apresentou pesquisa sobre o estado do Paraná, destacou a importância da diversidade cultural brasileira, evidenciada na mostra. “Participando da atividade, nós alunos, compreendemos como os estados brasileiros são diferentes e ricos por suas características. Aprofundar o conhecimento sobre história, economia e cultura foi engrandecedor”, disse.

Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a escola estadual Irmã Gabrielle Cogels é uma das 54 escolas de tempo integral em funcionamento no Amazonas.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.