Amazonas Cidades

Estudantes do Cacau Pirera participam de campanha de combate às queimadas

Brigadistas mirins participam a ação, no Cacau/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Brigadistas mirins participam a ação, no Cacau/Foto: Divulgação

                    Brigadistas mirins participam a ação, no Cacau/Foto: Divulgação

Mais uma ação de cidadania ambiental, foi realizada na manhã de ontem, sexta-feira (12), no distrito do Cacau Pirera, no município de Iranduba, a 27km de Manaus, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), envolvendo palestra voltada para alunos de escolas públicas, brigadistas de incêndio, integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
O foco é disseminar a campanha “Diga não ao fogo – Você também é responsável” para os agentes multiplicadores no interior do Amazonas. As palestras foram feitas pelo analista ambiental do Ipaam Fidel Castelo Branco e pela técnica da Sema Edilene Neri de Souza.

A secretária de Meio Ambiente de Iranduba, Antonia Madalena Rodrigues, reuniu a população local e destacou a participação de todos. “É uma ação muito importante. Para a gente começar a dar estes hábitos temos que trabalhar com mos atores que temos em casa que são os adolescentes e as crianças. Juntos somos mais fortes”, enfatizou.

Voluntários no combate às queimadas – Com um efetivo reduzido de 22 militares, o Corpo de Bombeiros realiza no município o trabalho de formação de brigadistas para somar forças no combate a queimadas na área rural e urbana, focos de calor vegetação e até incêndios de grandes proporções. Em 2015 foram formados 153 brigadistas, e em 2016 já chega a 83, com meta de chegar a 200.

Entre eles está o estudante Ronaldo Silva, de 14 anos, que enxerga a oportunidade de ser brigadista como um projeto para tirar crianças da rua, através da instrução e prática de esporte. “Eles são nosso braço direito. Trabalham numa escala de cinco brigadistas por dia auxiliando o nosso efetivo. É uma missão muito importante”, disse o sargento Edylton Gadelha, comandante de Corpo de Bombeiros.

Os equipamentos utilizados no combate ao fogo, tais como abafadores, bomba costal, pinga-fogo e enxadas, foram doados pelo Ipaam à corporação para servir de auxílio aos brigadistas.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.