Amazonas Cidades

Estudiosos reunirão para debater agricultura familiar na Amazônia

A agricultura familiar em debate/Foto: Arquivo
A agricultura familiar em debate/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Amazônia, agricultura familiar, inovação, sustentabilidade e pesquisa, são palavras-chave para o evento que acontece, em Manaus (AM), de 20 a 22 de outubro de 2015, no Hotel Express Vieiralves, promovido pelo Grupo de Pesquisa: Agricultura Familiar, Inovação, Sustentabilidade e Ruralidade (Gepafisr). O Workshop Pesquisa e Agricultura Familiar: Fortalecendo a Interação da Pesquisa para a Inovação e Sustentabilidade na Amazônia buscará refletir sobre os velhos e novos desafios relacionados à pesquisa socioeconômica voltada para a agricultura familiar amazônica.
Conforme o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenador do Workshop, Lindomar Silva, o evento pretende analisar teorias e métodos de pesquisa e integrar os pesquisadores envolvidos com essa temática, de forma a criar interações para a pesquisa e a produção intelectual.

“O evento vai reunir estudiosos que trabalham com agricultura familiar há anos. Assim, vamos pensar de forma conjunta quais são as lacunas teóricas e metodológicas para compreensão das especificidades da realidade da agricultura na Amazônia. É fundamental entender o que está sendo feito do ponto de vista da pesquisa, e como essa pesquisa pode ser potencializada, a partir da interação entre diversos pesquisadores, professores e alunos que atuam nessa área”, destacou Lindomar.

Diversos temas vão estar em debate durante o evento, como tecnologia e inovação para a agricultura familiar; desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais; acesso ao mundo urbano com as novas tecnologias de comunicação; e organização da agricultura familiar a partir de programas públicos governamentais e de cooperação. Também serão objeto de abordagem as formas e práticas de ação coletivas na atualidade; instituições sociais, religiosas e políticas e suas influências sobre as dinâmicas agrícolas e organizativas da agricultura familiar; importância da agricultura familiar na proteção ambiental; e dinâmicas socioambientais no espaço rural amazônico.

O Workshop deve contar com a presença de estudiosos de quase todos os Estados da Amazônia, além de pesquisadores que trabalham com agricultura familiar em outras regiões do Brasil. “Esse evento pretende ser um norteador. Queremos criar um ambiente de discussão de ideias sobre a agricultura familiar a partir da interação e do compartilhamento de diversas experiências, além de viabilizar a formação de uma rede capaz de interagir de forma dinâmica e, a partir disso, possibilitar o avanço da pesquisa”, completou Lindomar.

O evento é patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A realização é da Embrapa Amazônia Ocidental, da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB) e do Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (Nusec/Ufam). O evento tem apoio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Inscrições

Para fazer as inscrições os interessados devem acessar o portal da Embrapa em https://www.embrapa.br/amazonia-ocidental/eventos/workshop. No link estão disponíveis a descrição do evento, o formulário para inscrições, os prazos e as normas para envio e apresentação de artigos.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.