Amazonas Cidades

Estudos revelam municípios do AM vulneráveis à mudança do clima

Alta temperatura pode alterar bacia hidrográfica/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação
Alta temperatura pode alterar bacia hidrográfica/Foto: Reprodução

                       Alta temperatura pode alterar bacia hidrográfica/Foto: Reprodução

Dias mais quentes e mais secos nos próximos 25 anos para o Estado do Amazonas. Em Manaus, por exemplo, poderá ocorrer um aumento de mais de 4°C graus e uma redução percentual de até 15% no volume de chuvas.

Esta é uma das projeções apontadas no estudo inédito para a região Norte do país, que avaliou a vulnerabilidade à mudança do clima nos 62 municípios do Amazonas. Os resultados da pesquisa serão divulgados na coletiva de imprensa, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 09h00, no Hotel Quality, em Manaus, durante o Seminário Indicadores de Vulnerabilidade à Mudança do Clima.

A coletiva de imprensa contará com os seguintes convidados: o representante do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Christ; o secretário estadual de Meio Ambiente, Antonio Stroski; o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Bernardino Albuquerque; o coordenador do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, Ulisses Confalonieri e a doutoranda responsável pelo estudo sobre o Amazonas, Júlia Menezes.

Além da divulgação de dados inéditos sobre as alterações climáticas no Amazonas, durante o seminário serão feitas apresentações sobre o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima e debates sobre as mudanças do clima do país e questões relativas à vulnerabilidade das populações. O seminário também visa promover o diálogo e a aprendizagem sobre temáticas socioambientais no estado e disseminar a metodologia do projeto e a sua importância para a gestão municipal e estadual. O evento é voltado para representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde e meio ambiente, universidades, defesa civil, instituições que atuam na área de recursos hídricos e social.

O evento faz parte do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A proposta da iniciativa é avaliar os riscos gerados pelo aquecimento global às populações nas cinco regiões do País e criar uma ferramenta, um software, para mensurar a vulnerabilidade humana às mudanças do clima, conforme cada município.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.