Mundo

EUA e Rússia anunciam acordo para cessar-fogo na Síria, a partir de sábado

Putin e Obama anunciam acordo/Foto: Getty Images
Redação
Escrito por Redação

Os Estados Unidos e a Rússia anunciaram, hoje, segunda-feira (22), um acordo para propor um cessar-fogo na Síria, a partir da meia-noite do próximo sábado, dia 27 de fevereiro. Segundo a agência russa Interfax, a trégua exclui os ataques ao Estado Islâmico (EI), à Frente al Nusra – filial da Al Qaeda no país árabe – e a outras organizações terroristas “designadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
Moscou compartilharão informações sobre o respeito ao cessar-fogo. “Essa é uma oportunidade real para interromper o derramamento de sangue na Síria”, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Já o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, convidou todas as partes a “aceitarem e respeitarem plenamente as condições” do acordo para paralisar as hostilidades. O cessar-fogo foi discutido em um telefonema entre Putin e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em entrevista ao jornal espanhol El País , o mandatário da Síria, Bashal al Assad, já havia se mostrado disposto a participar de uma trégua, desde que ela não fosse usada por adversários para reforçar suas posições. Já Riad Hijab, negociador da oposição apoiada pela Arábia Saudita, declarou que concorda com a trégua temporária.

O acordo chega em um momento em que o Exército sírio avança sobre a província de Aleppo, com apoio da Rússia, do Irã e do grupo xiita libanês Hezbollah.(Terra/Ansa)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.