Amazonas Cultura

Exposição confronta tratamento de lixo sob ótica educativa

Tratamento do lixo, sob ótica educativa/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia inicia a semana com uma novidade, e quem for visitar o espaço, irá encontrar uma nova exposição, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE/AM, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Trata-se do “Lixo nosso de cada dia”, que fica em exibição até o dia 31 de maio, com horário de visitação das 09h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita.
A exposição foi produzida, totalmente, com materiais reciclados ou recicláveis, e está dividida em seis módulos temáticos, apresentados de forma transversal, com subtemas enfatizando os aspectos mais relevantes para compreensão global do assunto.

“Lixo nosso de cada dia” traz um espaço complementar onde são apresentados vídeos sobre a temática, além de um mural do lixo com humor e da arte com lixo. Também são mostrados alguns exemplos de como aproveitar o lixo para confecção de móveis e objetos utilitários e de decoração.

A exposição “Lixo nosso de cada dia” tem como objetivo promover educação ambiental e despertar o interesse para os problemas que o lixo representa para a humanidade. “O lixo dever ser tema de discussões de políticos, gestores públicos, de toda a humanidade e, acima de tudo, de cada cidadão ou cidadã do Planeta Terra. A exposição destaca o desperdício de alimentos na nossa sociedade, fala sobre a coleta seletiva e das profissões de garis e catadores de lixo, além de apresentar informações estatísticas de quanto lixo é produzido e coletado em Manaus”, revela Veralúcia Ferreira de Souza, curadora da exposição.

Sobre a exposição

Realizada pela primeira vez em 2014, como parte das comemorações dos 64 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, sob a coordenação geral do Conselheiro Júlio Pinheiro, a exposição “Lixo nosso de cada dia”, além de divulgar o trabalho que o Departamento de Auditoria Ambiental – DEAMB e a Diretoria de Administração Interna – DIAI vêm fazendo, tem também um objetivo sócio-educativo que procura, de forma simples e objetiva, informar sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos, um tema corrente na pauta de todas as Nações do mundo.

A exposição apresenta painéis informando sobre as Auditorias Ambientais e Operacionais realizadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU (no Bioma Amazônia) e pelo TCE-AM. Por meio desta exposição, o TCE-AM cumpre um dos seus objetivos estratégicos, aquele de divulgar suas ações para o povo amazonense e, principalmente para a juventude, ao apresentar o tema dos resíduos sólidos sob uma ótica educativa.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.