Amazônia Tocantins

Falha em linha de transmissão no Tocantins afeta energia elétrica em 12 estados

O ONS informou que 12 estados tiveram o fornecimento prejudicado/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação
O ONS informou que 12 estados tiveram o fornecimento prejudicado/Foto: Reprodução

O ONS informou que 12 estados tiveram o fornecimento prejudicado/Foto: Reprodução

Uma falha em uma linha de transmissão da Eletronorte no Tocantins, nesta terça-feira (30), causou oscilações no fornecimento de energia elétrica em todo o estado e afetou as regiões Norte e Nordeste do país. Segundo informações da Energisa (companhia de energia no Tocantins), o problema foi causado por queimadas próximo da rede. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que 12 estados tiveram o fornecimento prejudicado.

Ainda conforme a Energisa Tocantins, as chamas atingiram uma linha de transmissão de 500 kV, entre as cidades de Miracema do Tocantins e Rio dos Bois, na região central do estado. A oscilação atingiu os 139 municípios do estado e cerca de 570 mil unidades foram afetadas.

O Operador Nacional do Sistema confirmou que a ocorrência teve origem em linhas de transmissão entre as subestações dos dois municípios, seguida da separação das regiões Norte e Nordeste do restante do Sistema Elétrico Interligado (SIN), o que levou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), na região Nordeste.

Ainda conforme informações da ONS, houve cortes parciais de suprimento a consumidores nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte; e nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.

Conforme nota divulgada pelo ONS, às 12h14 ocorreu o desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em 500 kV, entre Miracema do Tocantins e Colinas do Tocantins, pertencente à transmissora Intesa. Além disso, o sistema de religamento automático da rede não funcionou.

Estados afetados
Em Alagoas, o fornecimento de energia de algumas regiões foi prejudicado. Ficaram sem energia elétrica das 12h47 às 13h23, algumas cidades do Agreste, a exemplo de Arapiraca, parte dos municípios do Sertão e Zona da Mata, além de algumas cidades do litoral Norte, a exemplo de Maragogi.

No Amazonas, diversos bairros de Manaus sofreram queda no fornecimento de energia elétrica. Pelo menos 36% da carga de energia da capital foi desligada. A ocorrência durou cerca de 41 minutos e foi normalizada totalmente às 12h30, 13h30 pelo horário de Brasília. Não há informações sobre problemas registrados no interior do estado.

Na Bahia, partes de alguns municípios sofreram oscilações na energia elétrica. A ocorrência teve início às 12h49 e a religação ocorreu gradativamente. Pelo menos 40% das áreas de cobertura da companhia de abastecimento da Bahia foram afetadas, principalmente no interior do estado. Não há um número exato de locais prejudicados. O serviço foi completamente restabelecido por volta das 13h40.

No Ceará, uma queda de energia atingiu alguns bairros de Fortaleza, municípios da Região Metropolitana e outras cidades do interior. Nos bairros de Montese e Parangaba, os semáforos ficaram desligados por cerca de 30 minutos, ocasionando problemas no trânsito. Municípios da Região Norte, Cariri e Sertão Central também foram atingidos. A ocorrência durou cerca de 31 minutos e foi normalizada totalmente as 13h20.

No Pará, duas cidades foram atingidas pela falha na rede de transmissão de energia da Eletronorte. A interrupção ocorreu por volta das 12h49 e durou aproximadamente 7 minutos. A interrupção atingiu Santarém e Mojuí dos Campos.

Na Paraíba, várias cidades entre as regiões do Agreste e Sertão ficaram sem energia elétrica no fim da manhã e início da tarde. Por conta do problema, 468 mil clientes foram atingidos, deixando casas, empresas, fábricas sem abastecimento durante este intervalo de tempo. Entretanto, em algumas cidades, como Campina Grande, a falta de energia ocorreu apenas em algumas partes.

Em Pernambuco, um apagão atingiu 23% da carga de energia de Pernambuco. Moradores de Caruaru, Garanhuns e Taquaritinga do Norte, no Agreste, afirmaram que houve queda de energia no início da tarde. Não se sabe quantos municípios foram atingidos. Na região de Petrolina, os semáforos pararam de funcionar e faltou energia em vários bairros.

No Rio Grande do Norte, várias cidades sofreram um apagão no início da tarde. A ocorrência deixou sem energia 28% dos consumidores em cerca de 70 municípios da região Oeste e parte do Seridó. Às 12h56, 60% das unidades consumidoras afetadas já tiveram o fornecimento reestabelecido, e o processo foi totalmente concluído às 13h39.

Em Sergipe, houve o corte automático de 40% das cargas do sistema elétrico de distribuição, interrompendo o fornecimento em algumas regiões da área de concessão. Segundo a Energisa, o fornecimento de energia foi sendo restabelecido gradativamente, assim que houve a normalização das condições elétricas do sistema.

No Maranhão, foi registrada apenas uma pequena oscilação de energia por volta das 13h. E no Amapá não houve relato de ocorrência. (G1)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.