Cultura

Feira de Ciência da Amazônia será aberta com campeonato de robótica

Robôs diversos serão atrações na Feira/Foto: Divulgação
Robôs diversos serão atrações na Feira/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Feira de Ciência da Amazônia, que reunirá alunos de 30 escolas da rede de ensino da capital e interior, e o 2º Campeonato de Robótica, devem mobilizar o público na abertura da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT 2016), prevista para o próximo dia 18, às 09h00, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
Com o tema “Ciência Alimentando o Brasil” este ano, o evento que acontece no período de 18 de outubro a 25 de novembro, tem como princípio aproximar a população em geral do universo dos pesquisadores e da produção científica e tecnológica. Organizado no estado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), a SNCT é um evento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Depois da solenidade de abertura do evento, às 09h00, com a presença do secretário de estado de Planejamento Thomaz Nogueira e do diretor do Inpa, Luiz França, acontece a Feira de Ciências da Amazônia (FCA), um dos eventos mais esperados pelos estudantes secundaristas do Estado. Este ano, serão apresentados 44 projetos de alunos com idade até 17 anos, oriundos de 30 escolas da rede estadual de ensino e particulares, inclusive do interior do Estado.

Robôs diversos serão atrações na Feira/Foto: Divulgação

Robôs diversos serão atrações na Feira/Foto: Divulgação

Na dinâmica da FCA, cada projeto será defendido pelos próprios alunos em estandes individuais, o que vai gerar grande fluxo de estudantes e interessados em ciência e tecnologia. Segundo os responsáveis pela organização da FCA, cerca de 10 mil pessoas circularão entre os estandes da feira o dia 20, data prevista para o encerramento do evento, sempre das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Os principais temas abordados este ano na FCA serão “Ciências para a sociedade”. “Ciências para o meio ambiente”, “Engenharias para a sociedade” e “Engenharias para o meio ambiente”. A FCA, promovida pela Seplan-CTI em parceria com a Abric e a Seduc, tem ainda a finalidade de premiar alunos que se destacarem para participar de feiras nacionais e internacionais.

Robótica no foco

Paralelamente à FCA acontecerá, ainda, o 2º Campeonato de Robótica, evento que foi um dos destaques da edição anterior. Este evento reunirá construtores de robôs em torno de uma competição para determinar qual deles é capaz de cumprir da melhor forma um objetivo específico. Ao todo serão 12 equipes, envolvendo cerca de 60 alunos de cinco instituições de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior. Este evento premia os alunos que se destacarem.

Ainda dentro das atividades da 13ª SNCT acontecerá a Oficina de Culinária da Ciência, com o objetivo de apresentar atividades que despertem o interesse e motive os estudantes da rede pública a adotarem novos hábitos alimentares. Este oficina envolverá palestras a cursos voltados à utilização de produtos regionais da culinária do Amazonas. As atividades acontecerão no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Itacoatiara, dias 20 e 21 de outubro).

Em Manaus, a mesma atividade ocorrerá na Escola Estadual Isaac Banayon Sabba, dia 26 de outubro, Escola Estadual Aldeia do Conhecimento, dia 27 de outubro, Escola Estadual Nossa Senhora da Aparecida, dia 28 de outubro, e CETI Elisa Bessa Freire, no dia 31 de outubro.

Outras etapas

A terceira etapa da 13ª SNCT, de 3 a 11 de novembro, será desenvolvida nos Centros de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona Oeste, e Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte, e no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida, zona Sul, onde acontecerá a EXPOCTI e a Feira da Gastronomia. Serão mostradas a exposição de produtos, projetos e pesquisas de instituições parceiras, bem como palestras e apresentações culturais.

O “Amazonas Inovador” será a quarta etapa da 13ª SNCT este ano, programada para acontecer na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial. Neste espaço acontecerão diversas atividades e exposições voltadas para negócios e inovação.

O encerramento das atividades da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no dia 25 de novembro, com a realização do 2º Demo Day Amazonas, que é um evento de demonstração onde empreendedores (Startups) têm oportunidade de apresentar seus negócios ou projetos a possíveis investidores. Este ano, o Demo Day acontecerá no Ocean Center, centro de treinamento e capacitação de soluções  desenvolvido em parceria entre a Samsung e a Universidade do Estado do Amazonas, que está instalado nas dependências da Escola Superior de Tecnologia (Est-UEA).

Esta diversificação de locais e datas gera a expectativa de atingir público bem mais segmentado que o evento do ano passado. A previsão é levar o conceito de ciência e tecnologia para uma média em torno de 4 mil alunos da Zona Sul, 6 mil alunos da Zona Oeste, 14 mil alunos da Zona Norte e 15 mil alunos da Zona Leste, totalizando quase 50 mil visitantes no geral.

Cultura local– Além de promover a difusão das atividades de CT&I, a 13ª SNCT será responsável pela inserção da cultura regional, através da dança, teatro, poesia, e proporcionará momentos de descontração e reconhecimento da cultura amazonense. Será uma “semana” que se estenderá por mais de um mês, promovendo o intercâmbio de saberes, proporcionando a promoção e a divulgação de pesquisas e produtos, e valorizando os alimentos regionais.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.