Amazonas Cultura

Feira Mundial de Art reunirá artesanato de 20 países , estados e municípios no AM

Mais de 100 artesãos estarão na Feira Art/Foto: Divulgação
Mais de 100 artesãos estarão na Feira Art/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Secretaria de Estado do Trabalho e do Programa do Artesanato Amazonense, em parceria com a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, realizará a 3ª edição da Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração, no período de 7 (sexta-feira) a 16 (domingo) de agosto, no Centro de Convenções do Studio 5, a partir das 15h00, com ingresso a R$ 8 (valor promocional único).
A Mundial Art reunirá representantes de 20 países, 12 estados e de 10 municípios do Amazonas, que serão distribuídos em mais de 100 estandes, com itens de artesanato regional, nacional e internacional, moda e decoração, sendo que do Amazonas, foram selecionados artesãos dos municípios de Manaus, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Novo Airão, Atalaia do Norte, Parintins, Iranduba, Maués, Barcelos e Maraã (Reserva Mamirauá).

Entre os participantes estão 12 artesãos individuais, 22 cooperativas e associações, 3 indígenas das etnias Ticuna, Waimiri-atroari e Saterê, e os empreendedores do Programa de Economia Solidária, que serão distribuídos em 44 estandes regionais. Matéria-prima sustentável – Na feira, os artesãos do Amazonas terão a oportunidade de mostrar a cultura, a criatividade e originalidade de seus produtos artesanais, confeccionados com matéria-prima da fauna e da flora amazônica, como palha, madeira certificada, cipós e sementes. Haverá ainda produtos como cosméticos, bebidas regionais, moda amazônica, biojoias, comida regional, arte manual e produtos confeccionados do reaproveitamento de materiais reciclados.

“Na Mundial Art, o publico visitante encontrará em um só lugar as riquezas artesanais de outros países e de alguns estados brasileiros, além de conhecer mais de perto a arte regional e suas peculiaridades, conviver com artesãos das mais diversas nacionalidades e culturas, e a oportunidade de realizar bons negócios com peças criativas e preços variados”, destaca o secretário estadual do Trabalho, Breno Ortiz.

Workshop e apresentações artísticas – A feira será uma excelente opção de lazer cultural, arte e educação aos visitantes de todas as faixas etárias, pois poderão usufruir de apresentações artísticas, palestras, workshop e oficinas artesanais. Espaço Gastronômico – O evento também oferecerá aos visitantes um espaço com comidas típicas da região, em um ambiente climatizado e aconchegante.

Rodada de Negócios – Os artesãos terão a oportunidade de divulgar seus produtos, impulsionar suas vendas e participar de rodadas de negociações e fechamento de contratos com grandes empresários. Para Breno Ortiz, “neste momento estimular a profissionalização do mercado artesanal regional como fonte geradora de emprego e renda, bem como divulgar as diversas formas de expressão da cultura popular amazonense, mostrando sua arte e criatividade, valorizando as raízes e potencializando o artesão como produtor e exportador, é o principal objetivo do Governo do Estado quando realiza parcerias com grandes eventos culturais”. Países participantes – Brasil, Tailândia, Turquia, Peru, Paquistão, Senegal, Índia, China, África do Sul, Japão, Indonésia, Coreia, Equador, Emirados Árabes, França, Chile, Quênia, Rússia, Síria e Bali. Estados participantes – Amazonas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.