Amazonas Cultura

Festival: ‘Decisão será técnica não emocional’, diz Robério sobre anulação

Secretário da Cultura Robério Braga/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Ainda não há decisão sobre o pedido do boi-bumbá Caprichoso para anular o julgamento da primeira noite do 50º Festival Folclórico de Parintins. A agremiação entrou com documento junto à Comissão Organizadora na madrugada de sábado (27), após sua apresentação ter sido realizada durante forte chuva que atingiu a ilha. A festa é promovida e tem patrocínio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, Joilto Azêdo e Adelson Albuquerque, respectivamente, se reuniram com o secretário de Cultura e presidente da Comissão, Robério Braga, para tentar buscar a melhor solução para o festival sobre a possível anulação do resultado da primeira noite. Apesar de ambos concordarem com a suspensão das notas, Braga pediu cautela e tempo para analisar a decisão, que será tomada pelos membros da Comissão.

Para o secretário, a decisão será técnica e não emocional. “Estamos trabalhando com muita serenidade e muita seriedade como sempre fizemos. A Comissão vai se reunir assim que tivermos todos os documentos técnicos para embasar melhor a decisão, com laudos da engenharia do Bumbódromo, dos Bombeiros e demais agentes de infraestrutura e segurança”, explica.

Para Robério, há questões que estão sendo avaliadas, como a repercussão do procedimento para a anulação. “Porque se constitui uma jurisprudência e não se pode colocar em risco de não ter decisão no festival, de não ter julgamento”.

A decisão será submetida à Comissão com a maior variedade de dados técnicos e dos engenheiros de segurança para que seja tomada a decisão.

Argumentação – Entre os argumentos apresentados pelo bumbá constam o forte temporal que caiu sobre a cidade durante a apresentação do Azul. No pedido oficial, encaminhado à Comissão, a diretoria do Caprichoso alega prejuízos em razão da falta de iluminação e de uso de alegorias conforme seu cronograma de apresentação, já que o mau tempo não permitiu o uso das mesmas, até por questões de segurança de brincantes na arena, conforme o documento.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.