Amazonas Cidades Saúde

FHemoam intensifica coleta de sangue para atender urgências no Carnaval

FHemoam amplia sistema de coleta de sangue/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Com o intuito de manter o seu estoque abastecido, para atender as urgências durante o período de Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, intensificou as ações de coleta de sangue, entre as quais, o funcionamento nos dias de Carnaval, exceto no domingo (07), e na terça-feira (09). .
No sábado de Carnaval (06), o atendimento será das 07h00 às 18h00. Na segunda-feira (08), também, será das 07h00 às 18h00. Na Quarta-Feira de Cinzas (10),  as doações poderão ser feitas das 13h00 às 18h00, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, na zona centro-sul.

Além disso, os gestores do Ciclo de Sangue da Fundação Hemoam, definiram, entre outras estratégias, atividades que estão sendo desenvolvidas junto a diversos grupos da sociedade, como evangélicos, católicos, comércio e indústria, afim de fazer a captação de doadores voluntários de sangue e suprir a necessidade de estoque para garantir a segurança transfusional do estado.

Segundo a coordenadora do Ciclo do Sangue, Dra. Socorro Viga, a prioridade de captação de sangue, para atender as urgências e emergências do Estado, são as bolsas captadas de sangue fator RH positivo (+) e fator RH negativo (-), sem desprezar os demais tipos de sangue, ficando desta forma, todo cidadão convidado para prestar este ato de solidariedade humana, no período de 1 a 16 de fevereiro.

Pré-requisitos

Para aqueles que pretendem doar sangue é necessário apresentar documento válido em todo o território nacional, com foto, ter peso acima de 50 kg, e idade entre 18 e 69 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Recomendações

• Nunca vá doar sangue em jejum.
• Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação.
• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação.
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação.
• Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que fazem práticas como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.