Amazonas Economia

Fieam promove capacitação gratuita a empresários para o mercado internacional

Empresas são capacitadas para atuar no mercado internacional/Foto: Divulgação
Empresas são capacitadas para atuar no mercado internacional/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por intermédio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e do Programa de Desenvolvimento Associativo, abriu as inscrições para mais uma etapa de capacitação gratuita destinada aos empresários do Amazonas. Trata-se do curso “Como se Preparar para o Mercado Internacional?”, a ser realizado no dia 12 de agosto, de 08h00 às 17h00, na sede da Fieam.
Nesta edição, os participantes do curso conhecerão as modalidades e os estágios da internacionalização; que estratégias seguir; como defender procedimentos de comércio exterior de forma simples e ágil; quais as principais formas de inserção no mercado internacional e o que as micro e pequenas empresas industriais precisam fazer para obter sucesso no mercado internacional.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), no primeiro semestre deste ano houve aumento nas exportações amazonenses de 125,37% para a Alemanha e subida de 187,28% nas importações de produtos amazônicos para a Espanha. Ademais, em 2014, o Brasil atingiu o 25º lugar no ranking de participação no comércio internacional, atrás de Arábia Saudita, Bélgica e México.

Os dados, segundo o gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima, justificam a importância capacitar os empresários locais para atuarem comércio mundial, aproveitando os benefícios da alta do dólar.  “O atual momento do câmbio pode ser considerado uma janela de oportunidade para que algumas empresas do Amazonas comecem a dar os primeiros passos no mercado internacional. Porém, primeiramente, elas precisam estar capacitadas pra isso”, esclareceu Lima.

Ele ressaltou, ainda, que em 2013 as micro e pequenas empresas responderam por 42,1% do número absoluto de empresas exportadoras no País. “O Estado também tem um potencial grande para atuar nesse cenário, ainda mais quando se trata de produtos amazônicos”, declarou. Para Lima, o curso será fundamental para mostrar que o processo de internacionalização é possível mesmo às micro e pequenas empresas.

O curso será ministrado pelo consultor da CNI Luiz Roberto Oliveira, pós-graduado em Relações e Negócios Internacionais e em Econegócios e Gestão Socioambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de possuir mais de dezoito anos de vivência em comércio exterior atuando em importação e exportação.

Para participar, o empresário deverá solicitar a ficha de inscrição pelos e-mailsregina.marques@fieam.org.br,  dampi@fieam.org.br) ou tereza.oliveira@fieam.org.br.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.